Tratamento humanizado e flexível auxilia na recuperação de atletas lesionados

Bem-estar Esportes Saúde

O ortopedista e médico do esporte Dr. Marcos Costa destaca a importância da ortopedia integrativa

No universo esportivo, a saúde física dos atletas é uma prioridade constante, pois além dos treinamentos intensivos e da busca por excelência no desempenho, a recuperação após eventuais lesões desafia tanto profissionais quanto atletas. Diante desse cenário, o ortopedista Dr. Marcos Costa comenta que a ortopedia integrativa surge como uma abordagem inovadora, reconhecendo a importância de tratar não apenas o corpo, mas também a mente.

“Trata-se de uma nova forma de enxergar as coisas, na qual o objetivo vai além do tratamento convencional, incorporando abordagens que consideram não apenas os aspectos físicos da lesão, mas também a saúde emocional do paciente. Para uma recuperação completa e duradora é imprescindível reconhecer a interconexão entre o corpo e a mente”, diz Dr. Marcos.

O especialista comenta ainda que um dos princípios da ortopedia integrativa é a personalização do tratamento, já que cada atleta é um ser único, com necessidades específicas e metas individuais. “Com essa abordagem flexível conseguimos adaptar o plano de tratamento conforme a resposta do paciente. Isso não apenas acelera a recuperação, mas também promove um ambiente de confiança e colaboração”.

Para além do acompanhamento ortopédico, a fisioterapia também pode desempenhar um papel complementar crucial no tratamento, na reabilitação e até mesmo na prevenção de lesões. “Importante reforçar que as técnicas integrativas não servem apenas para atletas profissionais, mas também amadores e até mesmo para quem deseja iniciar alguma prática esportiva, mas tem receio de possíveis lesões”, diz Dr. Marcos.

Assim, em um cenário onde o tempo é muitas vezes um recurso escasso, o ortopedista destaca a ortopedia integrativa como uma abordagem compassiva. “Ao considerar o atleta um ser integral, não apenas um corpo em recuperação, essa prática revoluciona a forma como enfrentamos os desafios da reabilitação esportiva, oferecendo um caminho mais abrangente e humano para o retorno ao desempenho pleno”.

Quem é Dr. Marcos José Garcia Costa?

Formado em medicina na PUC-Campinas em 1998, o Dr. Marcos Costa também possui residência em ortopedia e traumatologia pela instituição, além de estágio em cirurgia vídeo artroscopia e laboratório artroscopia pela HC-FMUSP. Pós-graduado em Medicina do Esporte e Exercício em 2012 e em Nutrologia do Esporte em 2023.
Atualmente, o Dr. Marcos Costa atende via agendamento médico em consultório particular e via planos de saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *