Especialista aponta a prática da Yoga como um aliado na construção de disciplina e foco para atividades que envolvam a vida pessoal e profissional
Aprender um novo idioma, passar de ano letivo com êxito, entrar em uma universidade ou ser promovido no trabalho são metas que costumam fazer parte do checklist anual de muitas pessoas. Para alcançá-las, é preciso determinação e disciplina, mas estas características podem representar verdadeiros desafios.
Pesquisa realizada pela plataforma Preply identificou que a falta de disciplina e organização pessoal é considerado o principal impeditivo para brasileiros que têm o objetivo de aprender um novo idioma. O apontamento foi feito por mais da metade (51,3%) dos entrevistados.
Manter a disciplina pode ser desafiador, o que tende a gerar impactos na vida pessoal e profissional. No entanto, há métodos simples para lidar com a situação e alcançar as metas desejadas.
Segundo o mestre em yoga e responsável pelo curso instrutor/professor de yoga São Paulo, Leandro Castello Branco, a atividade pode ajudar estudantes e profissionais a terem mais foco e disciplina. A junção de exercícios posturais e práticas de respiração contribuem para o desenvolvimento dessas habilidades.
Afinal, o que é disciplina?
Na definição do dicionário Oxford, disciplina é um substantivo feminino que significa ter obediência às regras, aos superiores e aos regulamentos. A palavra também é usada para designar uma ordem, um regulamento ou uma conduta assegurada ao bem-estar dos indivíduos, ou o bom funcionamento.
Ter disciplina está relacionado à capacidade de realizar as normas e os procedimentos previamente estabelecidos. As pessoas que têm a habilidade conseguem se manter organizadas para cumprir as obrigações, mesmo diante de distrações e obstáculos.
Dessa forma, a disciplina se torna fundamental para aqueles que desejam alcançar metas de curto, médio e, sobretudo, longo prazo. A habilidade, juntamente com o foco e a determinação, contribui diretamente para a realização de objetivos pessoais e profissionais.
Yoga como aliado na disciplina
Em um mundo cada vez mais tecnológico, manter a disciplina pode ser uma tarefa um tanto quanto complicada. O imediatismo e a instantaneidade favorecem a perda de foco diante das primeiras adversidades. Neste contexto, o Yoga pode ser um grande aliado.
Também responsável pelo curso professor/instrutor no Rio de Janeiro, Leandro Castello Branco, explica que a atividade requer disciplina e, por isso, pode ajudar no desenvolvimento da habilidade.
O especialista cita dois conceitos principais da modalidade: Abhyasa (repetição) e Vairagya (desapego, em não se cobrar nem demais e nem de menos, apenas o suficiente). Dessa forma, o yoga pode ajudar os praticantes a lidarem de forma mais saudável com a disciplina, o que pode ser aplicado em outras áreas da vida.
Não é à toa que muitos profissionais que buscam formação em yoga aprendem técnicas alinhadas com o ganho da disciplina para aplicarem nos exercícios que serão repassados aos alunos durante as aulas.
Outros métodos que podem ajudar
Além do yoga, a meditação também é apontada por Leandro Castello Branco como uma opção para quem deseja conquistar disciplina. A modalidade é uma prática de regulação do corpo e da mente que treina a focalização da atenção para alcançar tranquilidade, concentração e redução de estresse. Assim como o yoga, exige que os praticantes sejam disciplinados, auxiliando no desenvolvimento da habilidade.
O especialista também dá algumas dicas fáceis e práticas que podem ajudar no desenvolvimento desse tipo de habilidade. A primeira orientação é enumerar em uma lista os objetivos que podem ser alcançados ao adquirir mais disciplina.
A ideia é listar em um caderno ou bloco de notas todas as metas que podem ser conquistadas e usá-las como ponto de partida para ter mais motivação durante o processo. Conforme explica Leandro, a proposta é ter acesso fácil à lista e criar o hábito de olhá-la diariamente, sempre que possível.
A segunda dica é traçar um cronograma. Por exemplo, se o objetivo é passar em um concurso, o caminho para isso é estudar para a prova, então, é preciso reservar um horário do dia para focar nesse objetivo.
Por fim, a última dica dada pelo especialista é criar o compromisso de que, por um mês, o exercício de disciplina será feito diariamente. Assim, será mais fácil transformá-lo em hábito.