Positividade tóxica: o otimismo tem limites?

Positividade tóxica: o otimismo tem limites?

Bem-estar Saúde

Quem ao navegar no meio digital não se deparou com frases otimistas como  “Desistir não é nunca uma opção” e uma série de frases que colocam em evidência ser otimista, diante disso um assunto que tem repercutido é justamente a positividade tóxica.

Ser otimista é sim algo importante em nossa vida, pois diante de tantas coisas que realmente nos estressam e tomam nosso tempo, ser otimista é o que nos motiva e gera um certo ânimo para corrermos atrás dos objetivos.

Todos os dias quando abrimos nosso celular, nos deparamos com influenciadores, frases e até mesmo vídeos que colocam em evidência o otimismo e tem o intuito de nos dar força diante das atividades, por exemplo, em um conserto de pinça cirúrgica.

Entretanto, algumas pessoas que tentam passar esse otimismo acabam tendo um comportamento um tanto nocivo e dando espaço ao que é conhecido no meio digital como a positividade tóxica.

Esse conceito tem se popularizado nos meios digitais, virando até mesmo meme e sendo extremamente conhecido diante de diversas bolhas digitais e das pessoas que consomem esse universo.

Por isso, é necessário se proteger desses discursos, pois os positivos tóxicos continuam por aí propagando o seu discurso e fazendo com que as pessoas não só acreditem mas compartilhem essas informações.

Pensando nisso, hoje iremos falar justamente sobre a positividade tóxica, evidenciando a sua significação, os prejuízos que esse discurso tem na vida pessoal e profissional e principalmente como combater essa questão. Vamos lá!

O que é a positividade tóxica?

A positividade tóxica se caracteriza como um termo com um tom um tanto irônico que tende através dos seus objetivos realizar uma crítica a um discurso excessivamente otimista que é visto diante da sociedade atual e principalmente através das mídias sociais.

Hoje em dia as mídias sociais reúnem informações extremamente valiosas como  informações sobre um treinamento NR10 básico e pessoas que realmente se importam em compartilhar um conteúdo valioso.

Entretanto, como nem tudo são flores, ações como a positividade tóxica também são vistas com certa frequência, se caracterizando principalmente pela negação, afastamento da realidade e a reinterpretação de fatos negativos como positivos.

Ou seja, os chamados positivos tóxicos tendem a tentar moldar uma narrativa ou discurso negativo como algo bom e que as pessoas devem encarar como algo positivo e totalmente agradável.

Um exemplo disso, foi durante a pandemia onde muitas pessoas buscavam a qualquer custo enxergar um lado positivo e muitas vezes até mesmo culpava as pessoas que lamentavam sobre o perigo das doenças.

Isso geralmente ocorre porque os positivos tóxicos se incomodam com o sentimento alheio, sendo assim, eles não querem ser afetados pela realidade e acabam se recusando a aceitar uma narrativa diferente do que eles realmente acreditam.

Para dar um exemplo simples em relação a isso, imagine uma cadeira de rodas prata, pois bem, ao você falar para o positivista tóxico que a cadeira de rodas é prata. Se isso for contra o que ele acredita, ele vai se recusar a acreditar mesmo que o item esteja diante dos seus olhos.

Além disso, é comum essa narrativa estar associada a alguns discursos religiosos, filosóficos, de saúde e até mesmo algo que seja relacionado ao bem-estar.

Por isso, é essencial se manter atento em relação a esse termo pois eles podem acabar te afetando de alguma forma, fazendo com que você acredite no que está sendo dito e até mesmo propague essas questões.

Os prejuízos da positividade tóxica

A positividade tóxica é um mal que realmente deve ser evitado pois além dele prejudicar as pessoas que a realizam e o praticam, ele prejudica ainda mais quem recebe esse tipo de discurso.

Por isso, como um lava olhos de emergência é de extrema importância caso ocorra algum acidente químico, se atentar a positividade tóxica e evitá-la também é de extrema importância pois ela pode prejudicar muito algumas pessoas.

Geralmente quem pratica a positividade tóxica está até mesmo associado a alguns traços e personalidade narcisista, podendo não entender as críticas e continuar propagando aquilo que está sendo dito independente de tudo.

Já quem é impactado e consome a positividade tóxica costuma não perceber os problemas dessa narrativa, gerando um sentimento de solidão, pouca confiança e até mesmo uma dificuldade para superar alguns desafios.

Alguns exemplos da positividade tóxica para que possamos nos atentar a essa questão diante da nossa vida e rotina, são:

  • Consolar alguém com “a vida tá te passando uma mensagem”;
  • Ouvir uma reclamação e dizer “vai dar tudo certo”;
  • Reclamar assim que alguém toca em um assunto triste;
  • Justificar a falha de alguém por seu negativismo.

Sendo assim, ao destacar esses pontos, é essencial se atentar ao positivismo tóxico diante da sua rotina, justamente para que essa questão não te atrapalhe, por exemplo, em um treinamento de segurança do trabalho NR12.

Além disso, a positividade tóxica não tende a te acrescentar em nada e, realmente, só te afeta negativamente, por isso, evitar esses discursos e pensamentos é uma das melhores coisas a serem feitas.

4 formas de combater a positividade tóxica

Como foi visto, a positividade tóxica não tende a te ajudar em praticamente nada, só gera ainda mais problemas e faz com que muitas vezes se tenha até mesmo um cenário totalmente negativo.

Realizamos diversas buscas diante da nossa rotina no universo digital como onde comprar água de caminhão pipa, roupas e afins, sendo assim, hora ou outra podemos acabar nos deparando com a positividade tóxica e devemos estar preparados para combater esse mal.

Com isso, para te auxiliar confira algumas formas de combater a positividade tóxica e realmente não ser prejudicado por esse mal que assombra o meio digital.

  1.  Saiba identificar a positividade toxina

Como foi citado dentre alguns exemplos é necessário que você esteja atento a alguns sinais da positividade tóxica e saiba realmente identificá-la, pois muitas pessoas acabam confundindo esse termo até mesmo com o otimismo.

Por isso, para que você não se veja seguindo algum influenciador que realmente propaga a positividade tóxica esteja atento aos sinais destacados no texto e saiba quando realmente a positividade está passando dos limites.

Como foi dito, preservar o otimismo para seu trabalho, por exemplo, em um triciclo para transporte de gás ou até mesmo para sua rotina, é algo positivo e que te faz bem, o que deve se estar atento é quando o otimismo chega mascarado e na verdade é a positividade tóxica.

Por isso, se mantenha em atenção e saiba identificar alguns sinais da positividade tóxica e do seu uso através de vídeos, stories e até mesmo fotos nos meios digitais.

  1. Diga a pessoa que aquilo realmente faz mal

Ao identificar a positividade tóxica pessoalmente não tenha medo de chegar até a pessoa em questão e dizer que aquilo que está sendo dito e propagado não te faz bem e realmente não possui um fundo de verdade.

Por mais que ter esse momento muitas vezes parece algo complicado, é necessário ter esse choque de realidade pois quanto mais pessoas escutarem e consumirem as mentiras que estão sendo ditas, mais pessoas tendem a ser enganadas.

Por isso, tome uma atitude e realmente tenha a coragem de enfrentar a pessoa, sabendo que aquilo não é bom e deve ser evitado ao máximo para o bem de todos.

  1. Comente de forma educada

Como já foi até mesmo citado atualmente, nós estamos diante do meio digital o tempo todo, sendo assim, mesmo ao estar buscando uma higienização de ar condicionado preço se está propício a se deparar com a positividade tóxica.

Por isso, ao identificar a positividade tóxica no meio digital, comente de forma educada o porquê da mensagem em questão não ser sensata e até mesmo o porquê da pessoa parar com esse discurso.

Muitas vezes, as pessoas no meio digital vivem tanto em suas bolhas que realmente elas não se depararam com esse choque de realidade e isso pode ser algo bom para que a pessoa caia na real.

Já em casos que mesmo comentando não se tem resultados positivos, opte por bloquear aquela conta, assim você não tem mais contato com a positividade tóxica evitando esse mal em sua vida.

  1. Realize uma autoavaliação

Como foi dito, muitas vezes a positividade tóxica vem tão mascarada em um discurso bonito e convincente que as pessoas acabam propagando essa mensagem sem sequer ter noção daquilo que está sendo feito.

Por isso, por mais que seja um hábito de algumas pessoas postar conteúdos o tempo todo, avalie o que está sendo postado e use o seu palco digital para propagar informações e conteúdos com a máxima qualidade.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *