O aumento na busca por procedimentos estéticos no Brasil teve um crescimento considerável nos últimos anos. Com isso, a escolha de clínicas ou profissionais não certificados ou sem formação adequada para a realização dessas intervenções também aumentou e tem gerado uma série de problemas para os pacientes.
A falta de qualificação adequada dos profissionais e a ausência de conformidade com as regulamentações de saúde tem resultado em complicações graves, como infecções, reações adversas ou até a óbito.
Esse cenário preocupa especialistas, que destacam a importância de verificar a certificação e a experiência dos profissionais. “É essencial que os pacientes considerem vários fatores antes de optar por intervenções. Verificar as credenciais do profissional é o primeiro passo. Não ter receio de questionar onde e quando o médico se formou. O segundo passo é confirmar que o profissional está devidamente registrado em órgãos competentes, como o Conselho Regional de Medicina (CRM), por exemplo”, comenta Dr. Mauro André Arguello, Cirurgião Plástico e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica- SBCP.
Verificar se a clínica possui todas as licenças necessárias para realizar procedimentos invasivos também é uma medida de segurança básica. Consultar recomendações de pacientes anteriores e averiguar avaliações em plataformas confiáveis também fornece uma visão mais clara sobre a reputação do profissional.
Com o avanço das tecnologias, diversas alternativas menos invasivas estão disponíveis, oferecendo resultados eficazes com menor risco e tempo de recuperação. “Hoje temos opções de última tecnologia no mercado de medicina estética que facilitam a vida do especialista e geram mais segurança para a saúde do paciente”, enfatiza o Dr. Mauro Arguello.
“Equipamentos como o Unyque Pro, que combina três tecnologias em um único aparelho, são exemplos de inovações que trata a gordura localizada, celulite e flacidez sem procedimentos invasivos. O HIPRO, o primeiro HIFU PEN de ultrassom micro e macro focado do Brasil sem cartucho, que utiliza tecnologia que oferece precisão, permitindo rejuvenescimento facial e corporal sem cirurgia”, continua o Dr. Mauro Arguello.
É imprescindível buscar especialistas que estejam sempre em conformidade regulatória e atualizados com inovações e demandas do mercado. “A decisão de realizar um procedimento estético deve ser respaldada em informações sólidas e na escolha criteriosa de profissionais e clínicas”, finaliza o médico.