Dor na lateral do quadril pode ser tendinite glútea

Autocuidado Bem-estar Notícias Saúde

O ortopedista Dr. Diógenes Machado alerta para a importância de não menosprezar os sintomas deste tipo de inflamação

A tendinite é uma inflamação que ocorre nos tendões e pode surgir por motivos de esforço repetitivo e sobrecarga. Dentro desse universo de condições musculoesqueléticas, o ortopedista Dr. Diógenes Machado alerta para a forma como as dores na lateral do quadril costumam ser subestimadas e, muitas vezes, tratadas de maneira despreocupada.

“O real problema começa quando essas dores, na verdade, significam uma inflamação nos tendões que circundam a região glútea. Os desconfortos, quando não tratados de maneira adequada, podem influenciar diretamente nas atividades diárias e qualidade de vida”, explica Dr. Diógenes.

Entre os principais sintomas estão o aumento da sensibilidade na lateral do quadril, principalmente ao apertar, e dor ao deitar-se de lado, independentemente de ser sobre o lado com tendinite ou não. Dificuldade para subir e descer escadas, assim como desconforto para permanecer muito tempo sentado ou em pé, são outras sensações frequentemente relatadas pelos pacientes.

Causas e tratamento

Segundo o Dr. Diógenes, a tendinite glútea pode ser provocada: por esforços repetitivos, quase sempre em atividades esportivas; nas vezes em que houver sobrecarga de peso e obesidade; ou na fase de envelhecimento do tendão. “Pessoas com pelve larga ou lateral do quadril mais proeminente e indivíduos com alteração no comprimento entre as pernas, com sobrecarga maior em alguma lateral, também têm mais chances de desenvolver a inflamação”.

Diante desse cenário, o especialista reforça a importância de sempre procurar um ortopedista assim que forem constatados os sintomas. O tratamento, inicialmente, inclui a aplicação de gelo na área afetada para reduzir a dor e a inflamação. A fisioterapia pode ser recomendada para fortalecer os músculos ao redor do quadril, melhorando a estabilidade e reduzindo a pressão.

“Já os casos graves ou persistentes podem incluir injeções de corticosteroides no tendão afetado. A cirurgia também é uma opção viável para tratar quadros mais críticos, que não responderam ao tratamento conservador. Neste procedimento, o objetivo é remover a parte danificada do tendão e repará-lo com pontos”, diz Dr. Diógenes.

Quem é Dr. Diógenes Machado?

Ortopedista e traumatologista, o Dr. Diógenes Machado também é Membro da SBOT (Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia) e Membro da SBQUADRIL (Sociedade Brasileira de Quadril), além de assistente do grupo de cirurgia do quadril e pelve da PUC campinas, cirurgião de quadril do Instituto Wilson Mello e Diretor técnico do Instituto Recovery Campinas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *