A prática de exercícios físicos é muito importante em qualquer fase da vida, até mesmo na infância. Isso significa que os pais devem começar a incentivar seus filhos desde cedo a praticarem atividades físicas.
Porém, o que para alguns pais pode parecer simples, para outros pode ser um grande desafio a ser vencido. Afinal, existem crianças sedentárias que não gostam de fazer nenhuma atividade e ainda por cima adoram doces.
Claro que não vamos incentivar ninguém a tirar doce de criança (isso é muito cruel, de fato). Porém, é importante cultivar bons hábitos desde a infância para que elas cresçam saudáveis e a prática de atividade física é indispensável para isso.
Portanto, seja o ato de comprar capa para piscina e garantir a manutenção dela para as crianças praticarem natação em casa ou mesmo inscrever a criança em aulas de natação, são atitudes que os pais devem primordialmente começar a fazer para incentivá-las.
Pensando em te ajudar com essa questão, vamos abordar as principais dicas para você ajudar seus filhos e filhas a praticarem atividades físicas, sem pressão e sem tirar o doce deles. Confira!
Mostre a importância de praticar exercícios físicos
A primeira dica é mostrar a importância de praticar atividades físicas para as crianças. Afinal, elas ainda não entendem, até que alguém explique para elas detalhadamente e de forma dinâmica.
Além disso, as crianças não são como um sistema automático, como uma portaria autônoma e remota, em que só é preciso clicar em um botão e ele atende aos comandos que quiser.
As crianças são uma caixinha de surpresa e precisam ser ensinadas com paciência, de forma detalhada, mostrando o que é certo e o que é errado com delicadeza e sempre acompanhando o tempo de aprendizado delas.
Dito isto, poderá utilizar algumas estratégias dinâmicas para mostrar a criança o quanto realizam atividades físicas podem trazer benefícios, como por exemplo:
- Cartazes com desenhos de crianças fazendo natação (ou outro esporte);
- Desenhos e filmes infantis com crianças atletas;
- Conversar sobre o que pode acontecer com pessoas sedentárias;
- Incentivar com recompensas como troféus.
Essas são apenas algumas dicas que poderão ser usadas para fazer com que seu filho ou filha crie um senso próprio da importância e dos benefícios da prática de atividade física.
Afinal, o mesmo esforço que os pais têm ao comprar algo para as crianças se divertirem, como por exemplo, uma espuma para colchonete para brincarem no terraço e piscina de plástico devem ter o mesmo esforço para incentivá-las a praticar exercícios.
Conduza seu filho até a escola
Caso seja uma opção para você, ao invés de levar o seu filho para escola de carro, incentive-o a caminhar. Poderá ir com ele de bicicleta, skate, patins, patinete, etc.
Claro que munido de todos os equipamentos de segurança e com o seu filho mais apto para conduzir o brinquedo.
Então, não apenas irá incentivar melhor o seu filho a praticar exercícios, como também é uma ótima opção para caso ele esteja muito sonolento pela manhã.
Afinal, essa pequena atividade física o manterá acordado e pronto para aprender na aula, contribuindo para sua atenção e cognição.
Independente se trabalhar em uma empresa de carpete belgotex com horários fixos, ou como autônomo em seu próprio negócio.
Dessa forma, tente acordar mais cedo e aproveite para criar esse hábito tão importante, pois fará toda diferença para a criança “pegar gosto” pelo exercício.
Coloque a criança em escola de esporte
Essa dica é diferente da anterior, pois aqui estamos falando de colocar seu filho em uma escolinha de esportes, que podem ser vários tipos, como por exemplo:
- Natação;
- Jiu-jitsu;
- Balé;
- Judô.
Ou seja, não basta só criar estratégias para convencer seu filho ou filha para praticar exercícios físicos, é preciso colocá-los em uma boa escola de esportes e levar até o local todos os dias em que tiver marcado. Isso até pelo menos eles se acostumarem.
Afinal, se até um adulto quando vai começar um emprego novo em uma empresa de medicina do trabalho, por exemplo, tem aquele frio na barriga, imagine uma criança que nunca fez atividade física e que ainda vai se deparar com outras crianças mais avançadas?
Isso é super normal. Afinal, essas outras crianças já estavam praticando há muito tempo, pois de fato, existem pais que colocam seus filhos logo nos primeiros anos de vida.
Então, se o seu filho for um pouco mais velho tipo uns 7, 8 anos. Desse modo, entenda que na escola, existem crianças que começaram aos 3 ou 4 anos a praticar natação ou outro esporte.
Envolva toda a família
Uma opção que funciona bastante é envolver toda a família na prática de atividades físicas, ou seja, o pai, irmão, mãe, tios, etc. Caso não possa todos, então, pelo menos os pais ou irmãos devem construir um laço e incentivar a criança a praticar serviços também.
Em outras palavras, ao invés de escolher um (ou mais) de seus filhos para se exercitar, faça dessa prática algo em que toda a família possa participar.
Planeje uma caminhada noturna após o jantar, passe uma tarde de sábado no parque ou faça jogadas de partidas de futebol ou vôlei no quintal da sua casa.
Caso seja possível, até compre grama sintética preço promocional e coloque no quintal para melhorar a aderência e evitar quedas. O importante é que seja o máximo realista possível.
Ou seja, essa dica não necessita que todos entrem para uma escolinha de esporte ou uma academia, dá pra fazer tudo na própria casa. Então, é só criar uma rotina para que se torne um hábito e ajudará bastante as crianças.
Lembre-se que a escolha é deles
Uma dica muito importante que não pode faltar nessa lista é: não force a criança a praticar atividade física, a escolha deve ser dela e espontânea.
Como indicamos na primeira dica, poderá incentivar a criança a praticar atividade, mas nunca forçar, pois pode causar impressão de seriedade demasiada e provocar o efeito oposto, que é a repulsa por praticar atividade.
A melhor maneira de garantir que os seus filhos façam atividade física e saiam do sedentarismo é incentivá-los a encontrar uma atividade que realmente gostem.
Então, a melhor maneira de descobrir quais atividades físicas o seu filho pode gostar é perguntar, conversar, sem forçar nenhuma barra com eles.
Envolva seus filhos em uma conversa sobre os tipos de esportes e outras atividades que eles acham atraentes e elaborem um plano juntos para incorporar mais essas atividades em sua rotina.
Isso permite que os seus filhos desempenhem um papel ativo em sua saúde física, ao invés de sentir que um esporte ou outra atividade é uma tarefa árdua, pesada e adquirir certo tipo de repulsa.
Planeje as atividades
Depois que conversou com seu filho de forma apropriada e inventou ele a escolher uma atividade em que realmente goste. Então, é preciso planejar bem a rotina dessas atividades, a fim de não haver desistência.
Caso tenha escolhido contratar um professor de educação física para que a criança pratique em casa, escolha uma data e hora para fazê-la e planeje, reserve, aluguel/compra, seja tecido veludo preço promocional para fazer roupas de ginástica ou até mesmo equipamentos.
E em seguida, coloque bem organizado em um calendário bonito e grande na sala ou no quarto do seu filho ou filha. Transforme os “exercícios” em uma “ação” importante, mas divertida para a criança.
Faça um gráfico de exercícios físicos
“Tarefa” é uma palavra com conotações muito negativas, principalmente para crianças e adolescentes.
No entanto, poderá usar o conceito de um gráfico de tarefas, talvez renomeá-lo como “missões do herói”, ou “tarefas da princesa”, com o foco de lembrar seu filho/filha de permanecer ativo e empolgado para praticar essa atividade física em sua rotina.
Você também poderá seguir o caminho tradicional com um cronograma de tarefas e fornecer estrelas douradas para serem aplicadas no gráfico nos dias em que todas as lições forem concluídas.
Incentive a prática de exercícios ao ar livre
Essa é uma dica que não pode faltar também. Isso porque, antigamente, as crianças saíam para brincar na rua com outras crianças, mas hoje ficam presas em casa jogando videogame ou assistindo filmes e desenhos.
Portanto, mude esse quadro e faça uma negociação para que a criança só jogue videogame depois de ter brincado na rua ou pratificado uma atividade física.
Caso seja necessário, remova fisicamente o controle do jogo de suas mãos e mande seus filhos brincarem ao ar livre, jogar bola, vôlei, brincar de queimada, etc. Na situação de não ter um quintal seguro ao ar livre em casa, leve-os ao parque.
Seja exemplo
Seus filhos vão te olhar como um exemplo e nenhum encorajamento funcionará se eles virem o oposto em você.
Portanto, independente se trabalha em uma fábrica de filtro central de agua com horários apertados ou em um escritório que demanda muitas tarefas, reorganize sua rotina e seja um exemplo de pai ou mãe que se cuida e pratica atividade física.
Ainda que tenha que acordar mais cedo. Essa dica, além de construir para sua saúde e disposição no trabalho, também irá criar uma referência positiva na criança.
Caso contrário, elas não irão entender a importância de sair do sedentarismo e praticar atividade física, pois se fosse tão bom e importante, um adulto também faria.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.