A terapia é uma forma de cuidar do seu bem-estar mental. Através dela, é possível identificar os pontos de melhoria interpessoal e aprofundar no autoconhecimento. Ela é uma análise profunda sobre você, a sua história e como tudo se relaciona.
Se preocupar com o bem-estar da sua mente é uma forma de cuidar de você mesmo e das pessoas que te cercam. Vamos falar um pouquinho sobre terapia?
A terapia na atualidade
Atualmente a terapia está cada vez mais deixando de ser o tabu que costumava ser alguns anos atrás.
Com o aumento de casos de pessoas com ansiedade, depressão, burnout e o distanciamento por meios tecnológicos, a compreensão mais branda dos seus sentimentos se faz necessária.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é o país mais ansioso do mundo, tendo em média 18,6 milhões de pessoas que possuem ansiedade. Isso representa cerca de 9,3% da população nacional.
Já em relação à depressão, o país possui cerca de 5,8% da população, um total de 11,5 milhões de pessoas que possuem esse transtorno, o colocando em quinto lugar no ranking.
Isso prova que o seu desconforto emocional pode ser mais do que apenas “frescura” ou algo fácil de ser resolvido, com o aprimoramento de algum hobby, como aprender a fazer massa talharim caseiro, por exemplo.
Se faz necessária uma análise profunda do seu eu interior e da sua história como um todo, para entender o seu comportamento presente e a sua melhora.
Além disso, não são apenas doenças e transtornos que devem ser levados em consideração na hora de procurar um terapeuta.
Para quem se aplica?
Antigamente se tinha muito preconceito com a terapia, onde os únicos que a faziam eram considerados possuidores de uma verdadeira doença mental.
Entretanto, hoje em dia não é mais assim. Pelo contrário, a terapia é para todos. Por possuir muitos benefícios para o desenvolvimento pessoal e a análise de si mesmo, a terapia se faz necessária para a evolução do ser em um espaço adequado, com profissionais qualificados.
O ator Selton Mello, um grande entusiasta pela prática do autoconhecimento através da psicologia, disse uma vez: “A terapia não substitui os amigos e vice-versa. Tem coisas que falamos para amigos na mesa do bar, mas tem coisa que é na terapia, não é na mesa do bar”.
Com isso, o ator quis dizer que existem assuntos a serem abordados onde não é ideal se discutir com seus colegas em uma confraternização na sua empresa de painéis elétricos, por exemplo, ou com seus amigos da faculdade de biologia, em uma festa.
A psicologia é a análise do seu comportamento, da sua história e do seu desenvolvimento em sociedade. Com isso, é possível desvendar os seus pontos fortes e fracos. Aceitá-los, melhorá-los e acima de tudo, evoluir sua autocompreensão.
Qualquer um pode e deve fazer terapia. A fim de buscar seus benefícios para o ajudar na sua evolução pessoal.
Os benefícios da terapia
Como já mencionado, a terapia é a análise e compreensão de si mesmo. Mas quais são os seus complementos exatamente?
A terapia possui inúmeros benefícios, e dentre eles pode-se citar:
- Elevar o seu autoconhecimento;
- Combater males como a ansiedade e a depressão;
- Melhor administração dos sentimentos;
- Mais compreensão dos relacionamentos;
- Ressignificação de crenças antigas instituídas;
- Desabafar sobre os problemas que surgirem;
- Desenvolver mais habilidades e aptidões.
Esses fatores transformam a vida do paciente e o ajudam em obstáculos passados, presentes e futuros. A análise interpessoal do indivíduo de um ponto de vista profissional pode melhorar muito a sua vida como um todo.
1. Elevar o seu próprio autoconhecimento
Como já mencionado, a terapia o ajuda na compreensão de si mesmo e no seu autoconhecimento. Essa é uma forma de se conectar com seus sentimentos e entender as suas motivações para o surgimento deles.
Com esse benefício, é possível desenvolver a habilidade de se ouvir com mais frequência e se conhecer melhor, mais profundamente. Assim se pode responder às famosas questões “quem sou eu”, “por que estou aqui” ou “será que estou no caminho certo”.
Entender a sua personalidade e os motivos que o fizeram estudar direito, abrir um negócio de máquinas de café para alugar, etc. Ou seja, é possível entender o seu propósito, quem você é, entre outras questões onde muitas vezes as pessoas se veem perdidas.
2. Combater males como a ansiedade e a depressão
A ansiedade e a depressão são as doenças da modernidade. Como visto anteriormente, o Brasil é o país com maiores casos de pessoas que possuem ansiedade, e o quinto em relação à depressão.
Isso acontece devido ao estilo de vida atual, onde se possui uma alta demanda no trabalho, necessidade de agilidade e produtividade constante e consequentemente pela alta demanda, se desenvolve o hábito da má alimentação.
O estilo atual também cria uma distância nas relações, onde a tecnologia destrói barreiras, mas ao mesmo tempo as constrói, impedindo um contato físico e mais pessoal.
No ambiente também se cria o incentivo ao sedentarismo pela facilidade em obter lazer e produtos sem a necessidade de locomoção e o entretenimento sempre à disposição nas televisões, celulares, computadores, etc.
Nessa cultura se desenvolvem os transtornos como a ansiedade e a depressão, onde o auxílio de um psicólogo pode ajudar a amenizar os sintomas e solucionar problemas.
O profissional pode ainda prescrever os remédios adequados ou até um atestado de saúde ocupacional retorno ao trabalho, dependendo de cada caso.
3. Melhor administração dos sentimentos
Uma má administração dos seus sentimentos é uma das grandes causas do desequilíbrio emocional e de problemas na saúde mental.
Entretanto, esse é exatamente um dos pontos a serem tratados por uma profissional na terapia. O terapeuta ajuda na compreensão, elaboração e formulação das suas próprias emoções.
Dessa forma, os estresses do dia a dia, como aquela raiva fora do comum quando você descobriu que teria que chamar uma manutenção de lavadoras porque a sua quebrou, deixam de ser explosões momentâneas e passam a ser compreendidas e analisadas.
Faz parte do ser humano ter e demonstrar emoções como raiva, alegria, tristeza, amor, entre outras. Entretanto, é necessária a compreensão das suas emoções para entender o que fazer com elas.
4. Mais compreensão dos relacionamentos
Os relacionamentos dos seres humanos são extremamente complexos. Onde tanto os relacionamentos do passado como os do presente deixam dúvidas e questões a serem abordadas.
Na terapia, é possível analisar os seus relacionamentos e suas interações, desde sua relação com seus pais na infância até seus relacionamentos amorosos atuais, para entender como tudo se conecta e se influencia na sua personalidade.
5. Ressignificação de crenças antigas instituídas
A ressignificação de crenças está relacionada ao aprendizado adquirido com o meio em que você cresceu, suas amizades e parentes. Todos à sua volta influenciam no seu modo de agir e pensar.
O local onde você cresceu e suas crenças influenciam na pessoa que você é hoje. Muitas vezes é possível que o seu modo de pensar na verdade seja de outra pessoa, mas você aprendeu dessa forma e o faz igual.
Será que a sua vontade de abrir um comércio de recicláveis é realmente sua ou de outra pessoa que você conheceu? Suas ideologias são realmente desenvolvidas por você ou foram formadas pelos seus pais?
Essas são algumas das questões a serem abordadas, analisadas e compreendidas em terapia.
6. Desabafar sobre os problemas que surgirem
Como dito anteriormente pelas palavras do ator Selton Mello, existe um lugar específico para se ter determinadas conversas.
Desabafar com os amigos sobre o trabalho, relacionamentos ou até a garrafa squeeze atacado que você não conseguiu comprar pela correria do dia a dia pode ser muito bom, entretanto um profissional pode dar uma ajuda a mais para algumas situações da sua vida.
Uma conversa com os amigos no bar é diferente de uma conversa com um terapeuta profissional. Suas visões, análises e formas de interação são diferentes e possuem benefícios diferentes.
7. Desenvolver mais habilidades e aptidões
Através da terapia é possível desenvolver habilidades importantes. Podem existir travas que brecam a sua evolução. Entretanto, com a terapia é possível trabalhar com essas travas para que elas não o atrapalhem mais.
Você não vai ter um treinamento nr10 básico durante as sessões, mas pode destravar um medo de fracasso que o estava impedindo de iniciar esse curso.
Pode também desenvolver a sua fala, se você tem o perfil mais tímido ou até se conter em momentos oportunos caso seja muito extrovertido.
Como pode ver, existem muitos benefícios no acompanhamento através da terapia. É possível se compreender melhor, ter relacionamentos mais saudáveis, desenvolver habilidades antes travadas, administrar melhor seus sentimentos, etc.
A terapia promove a evolução pessoal do ser e de suas relações. E agora, o que você está esperando para marcar a sua consulta?
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.