Entenda o que é Ortodontia e como obter destaque nesta área

Entenda o que é Ortodontia e como obter destaque nesta área

Saúde

A ortodontia é uma especialização da Odontologia que trata do posicionamento dos dentes nas arcadas dentárias bem como a relação entre maxila e mandíbula no tocante ao engrenamento dentário.

Esta área da Odontologia busca o correto alinhamento dentário com objetivo de melhorar a oclusão do paciente, a estética facial e a qualidade de vida. Para isso, são empregados aparelhos dentários de diversos tipos a fim de prevenir ou corrigir o alinhamento.

Tal especialização pode se subdividir em 3 tipos: ortodontia preventiva, interceptativa e corretiva. Entenda abaixo.

Preventiva

Neste setor da especialidade, o ortodontista visa a prevenção da necessidade de posteriores intervenções mais severas, como a extração de pré-molares para a abertura de espaço na arcada, por exemplo.

O profissional faz uso de aparelhos ortopédicos durante o crescimento craniofacial e permite a manutenção de espaço para evitar posteriores intervenções de grande porte.

Esta área funciona como um totem gerenciador de atendimento, ou seja, a fim de evitar problemas posteriores com o gerenciamento– em analogia à arcada dentária.

Interceptativa

Dentro dessa área, o ortodontista faz uso de aparelhos que visam corrigir o alinhamento dentário a tempo de evitar intervenções de magnitudes maiores, devido ao diagnóstico precoce da necessidade.

Assim, fazem uso de placas removíveis com mola, plano inclinado, arco palatino e molas digitais a fim de interceptar o processo de desalinhamento e corrigirem a tempo.

Corretiva

Esta seção da ortodontia abrange os tratamentos mais tardios, ou seja, quando não houve prevenção ou interceptação anterior.

Nestes casos, o ortodontista pode ter mais trabalho para corrigir o alinhamento, especialmente em pacientes com idade avançada, devido à alta consolidação das estruturas ósseas.

Média Salarial do Ortodontista

Quando se considera o regime de trabalho CLT (Consolidação de Leis Trabalhistas) no Brasil, o ortodontista apresenta uma remuneração variável entre R$ 3.714,33 e R$11.031,94, que seria o teto salarial. O salário médio é de R$ 3.400,00.

Contudo, os profissionais das diversas especialidades de Odontologia têm atuado com regime de porcentagem em clínicas, com modalidade de contratação CNPJ, inclusive o Ortodontista. 

Dentro desse regime o valor varia muito, sendo determinado por:

  • Número de atendimentos realizados no dia;
  • Dias da semana em que comparece à clínica;
  • Valores cobrados pela clínica do paciente;
  • Porcentagem oferecida pelo empregador.

Nesses casos, o ortodontista pode receber 30% a 50% do valor dos procedimentos a serem realizados nos pacientes e atuar em alguns dias da semana ou optar pelo regime integral.

Como se tornar um Ortodontista

Primeiramente é necessária a conclusão de graduação em Odontologia por uma instituição credenciada pelo Ministério da Educação (MEC) do governo federal, para ser válido perante o Conselho Federal e Regional de Odontologia, CFO e CRO respectivamente.

O curso tem uma duração média de 4 anos e meio até 6 anos em algumas instituições. Nas universidades públicas, o período é integral ou noturno, em sua maioria. 

Nas instituições privadas, por sua vez, o período pode ser personalizado conforme necessidade de cada aluno.

Subsequentemente à graduação, o aluno deve realizar uma especialização em Ortodontia, também em instituições reconhecidas pelo MEC. Essa especialização pode ter duração entre 2 e 3 anos e o título é conferido por meio do credenciamento no CRO.

No Brasil os CROs são distribuídos por estado e regulamentam o exercício da profissão dentro deles. Sendo assim, o profissional de Odontologia só pode exercer sua função e especialidade atendendo pacientes se estiver em conformidade com o CRO.

Dicas para obter destaque na Ortodontia da era digital

Agora que você tem conhecimento sobre as áreas de exercício do Ortodontista, média salarial e formação necessária, apresentaremos algumas dicas sobre como obter engajamento e angariar mais clientes para seu consultório ou clínica.

Estruturar as redes sociais, sites e blogs

O primeiro passo para garantir destaque como Ortodontista é ter uma boa estruturação das redes sociais mais usadas, construir um site e ter um blog para produção de conteúdo periódico. 

Os principais benefícios dessa estruturação envolvem:

  • Desenvolvimento de referência no assunto;
  • Maior confiança e segurança;
  • Maior engajamento;
  • Ampliação do número de seguidores;
  • Aumento de potenciais pacientes.

Abaixo, apresentamos em detalhes a organização de redes sociais, sites e blogs, acompanhe!

Redes Sociais

O Brasil é o terceiro país que mais usa redes sociais no mundo, com média de 3 horas diárias que os cidadãos permanecem nos aparelhos. Sendo assim, a organização de seu perfil nas redes e uso de estratégias adequadas pode angariar mais clientes.

Estabeleça um nome de usuário e de perfil que agregue palavras-chave que remetem à sua profissão. Crie uma biografia de qualidade contendo palavras-chave primárias e secundárias e mantenha a periodicidade de postagens, sejam elas vídeos ou fotos.

É importante também construir sua imagem. Veicular fotos usando um aparelho para medir pressão arterial em uso em algum paciente – com autorização – é uma ótima forma de passar autoridade na área, por exemplo. 

Sites

Um site para marketing pessoal da clínica pode contribuir muito para o engajamento. Por isso, é uma ótima ferramenta para divulgação dos serviços como ortodontista.

Para design do site, deve-se pensar no público-alvo ao qual será destinado, visando paleta de cores mais claras e que transmitam confiança, visual auto explicativo, de fácil entendimento e conter suas habilidades e especializações.

Para contribuir na administração do seu site, você pode pensar em adquirir serviços de alimentação de dados, softwares de automação e contratação de profissionais de marketing, a fim de realizarem o adequado gerenciamento.

Blogs

Os blogs não saíram de moda e permaneceram firmes no marketing digital, funcionando como uma poderosa ferramenta de engajamento. Veicular conteúdo periódico em um blog é essencial para obter referência e autoridade na área.

Você pode veicular assuntos relacionados a agulhas hospitalares e outros aparelhos empregados em tratamentos, dicas de escovação e uso de fio dental durante o tratamento e outros.

Estudar sobre marketing digital

O marketing digital está cada vez mais presente e coordenando as atividades relacionadas à venda de produtos e serviços, incluindo a odontologia.

Deste modo, tornou-se uma obrigação entender o mínimo sobre as principais ferramentas e estratégias do ramo para quem deseja vender online. Ter conhecimento sobre métricas, escrita persuasiva e veiculação de campanhas pode ser ótimo para sua carreira.

Se você não possui conhecimento suficiente para iniciar a veiculação de campanhas de marketing digital pode pensar na realização de cursos profissionalizantes online para se aprofundar ou contratar profissionais que entendam sobre.

Conquistar os pacientes mostrando o valor do seu preço

Oferecer um preço justo pela realização dos serviços de instalação e manutenção de aparelhos se tornou algo mais difícil nos dias atuais devido ao grande número de clínicas e profissionais atuantes.

Sendo assim, você deve convencer seu cliente sobre a qualidade do seu serviço e demonstrar que o preço é justo em decorrência de suas habilidades. Assim, a produção de conteúdo e marketing pessoal sobre sua formação podem ser formas de conquistá-lo.

A veiculação de imagens com a equipe de um consultório trajando uniformes profissionais personalizados, dos diplomas de seus cursos e qualificações e do ambiente e materiais usados nos procedimentos, como software controle de estoque, são ótimos meios de justificar o valor.

Entender as necessidades do mercado e dos pacientes

É imprescindível fazer uma pesquisa de mercado antes de veicular campanhas de ampla divulgação e de produzir seus conteúdos. Isso porque se não se tem conhecimento a quem se destinam as ações, terão sido em vão e resultado em gasto de recursos.

Pesquisa sobre características do seu público-alvo, faixa etária, demografia, estilo de vida, comportamento, onde estão e suas necessidades – por meio das buscas que fazem na internet. Assim pode planejar as melhores estratégias.

É importante estar atento às tendências que mudam continuamente no meio digital e manter-se atualizado para sempre atingir especificamente o público que deseja.

Acompanhar as necessidades e tendências do público, é como fazer a calibração de equipamentos médicos, ou seja, deve ser realizado com periodicidade ou passa a não funcionar mais.

A importância de instituições de renome

A formação de graduação e pós para o exercício como Ortodontista contam muito na hora da contratação. É importante pesquisar sobre as grades curriculares e selecionar a instituição que atenda aos seus anseios e tenha qualidade quanto aos professores.

Por isso, busque instituições que são reconhecidas pelo MEC e tem uma boa nota de avaliação da CAPES (Centro de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), geralmente acima de 3 – considerado satisfatório.

As instituições públicas ainda são as que apresentam maior prestígio e o ingresso pode ocorrer semestral ou anualmente, conforme o vestibular estabelecido por cada uma.

A escolha de uma instituição é como escolher uma empresa para adquirir uma tela para gatos muro. Você deve pesquisar muito a fim de encontrar um local confiável que não lhe dê prejuízo posterior.

Uma boa formação garante a aquisição sólida de conhecimento e habilidades manuais, sendo importante para garantir eficiência no atendimento aos pacientes e uma boa colocação no mercado de trabalho.

Se você ficou interessado na profissão, busque saber mais sobre e saber qual instituição melhor atende suas necessidades. Siga essas dicas, posteriormente, para se destacar como profissional no ramo perante as redes sociais e o mercado digital.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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