Nos últimos anos, a saúde mental se tornou cada vez mais importante na sociedade, o desenvolvimento de problemas e transtornos mentais já não é mais visto como algo diabólico ou de outro mundo, mas algo que pode acontecer com qualquer pessoa.
Isso se deve a uma série de fatores, incluindo um aumento na conscientização sobre a importância da saúde mental, uma maior aceitação do estigma em torno de problemas de saúde mental e um aumento na incidência de problemas de saúde mental pelo mundo.
A pandemia de COVID-19, em particular, destacou a importância da saúde mental e aumentou a conscientização sobre a necessidade de cuidar da nossa saúde mental, que foi muito afetada durante a época do isolamento social que todo o mundo vivenciou.
As medidas de isolamento social, o medo da doença e a incerteza econômica podem ter um impacto significativo na saúde mental das pessoas, o que desencadeou alguns casos de problemas mentais que, até então, não eram vistos como importante no mundo, como:
- Ansiedade;
- Depressão;
- Burnout;
- Bipolaridade;
- Pânico;
- Entre outros.
A saúde mental é fundamental para o bem-estar geral de uma pessoa e pode afetar todos os aspectos da vida, incluindo relacionamentos, seu trabalho de vendas em uma ótima empresa de espuma para colchonete, por exemplo, e até mesmo sua saúde física.
Por isso, é muito importante lembrar que problemas de saúde mental não são uma fraqueza pessoal ou ‘frescura’, como muitos chamam, e podem afetar qualquer pessoa, independentemente da idade, gênero, raça ou status socioeconômico.
Nos últimos anos, houve um aumento no acesso a serviços de saúde mental e em iniciativas para promover a saúde mental e reduzir o estigma em torno de problemas de saúde mental, inclusive por parte do governo de muitos países, até mesmo o Brasil.
É importante que as pessoas se sintam confortáveis em falar sobre sua saúde mental e buscar ajuda quando necessário, isso está longe de ser um motivo para se sentir envergonhado ou com medo do que as pessoas podem falar.
A decisão de cuidar da saúde mental é o primeiro passo para a construção de uma vida mais leve e, hoje, felizmente, é possível encontrar formas acessíveis de se fazer isso através da internet, assim como se encontra uma ótima porta acústica em segundos.
Aqui, vale a pena ressaltar que os tratamentos para problemas e transtornos mentais podem incluir diversas formas, como as sessões de terapia, o uso de medicamentos específicos e até mesmo a prática da meditação.
A saúde mental é um aspecto fundamental da saúde geral e é importante que as pessoas se sintam apoiadas e capazes de buscar ajuda quando necessário. O aumento da conscientização e do acesso a serviços de saúde mental
Tendo isso em vista, a meditação se tornou uma das práticas mais realizadas e buscadas nos últimos anos, pois além de ajudar com a saúde física, também traz ótimos resultados para a saúde mental e hoje iremos acordar mais sobre a importância de tal prática.
Entenda o que é e como surgiu a meditação
Para começo de conversa, é importante entendermos mais sobre o conceito e surgimento da meditação, que assim como um bom avental cirúrgico comprar, também passou por diversas mudanças com o passar do tempo para entregar o melhor resultado às pessoas.
O conceito se baseia em uma prática milenar que envolve treinar a mente para alcançar um estado de clareza, calma e concentração. Embora a meditação seja frequentemente associada à prática budista, ela também é praticada em muitas outras tradições religiosas.
A origem exata da meditação é desconhecida, mas sabe-se que é uma prática que existe há milhares de anos. Há evidências de que a meditação era praticada na Índia há pelo menos 5.000 anos, e é mencionada em textos antigos como os Vedas e os Upanishads.
Na tradição budista, a meditação é vista como um meio de alcançar a iluminação e a libertação do sofrimento. Acredita-se que o Buda Gautama tenha alcançado a iluminação através da meditação, e desde então a prática tem sido um elemento central do budismo.
Ao longo dos séculos, a meditação se espalhou para outras culturas e tradições, incluindo o taoísmo, o confucionismo e o hinduísmo. Ou seja, ela se adaptou aos novos tempos e conceitos, assim como equipamentos de laboratório de séculos passados para hoje.
No século XX, a meditação também se tornou popular no Ocidente, sendo adotada por muitas pessoas como uma forma de reduzir o estresse, melhorar a saúde mental e aumentar o bem-estar emocional e físico.
Hoje em dia, existem muitos tipos de meditação, incluindo a meditação mindfulness, a transcendental e a meditação guiada. Cada tipo tem suas próprias técnicas e objetivos, mas todos compartilham o objetivo de treinar a mente para alcançar um estado de tranquilidade.
Saiba como funciona e como começar a prática da meditação
A prática da meditação geralmente envolve sentar-se em uma posição confortável e focar a atenção em um objeto, como a respiração ou um mantra. A ideia é treinar a mente para se concentrar em um único objeto, e aprender a deixar de lado pensamentos e distrações.
Encontre um lugar tranquilo
Para meditar, é importante encontrar um lugar tranquilo e confortável onde você não será interrompido por algum tempo, seja na sua casa ou até mesmo durante um internamento domiciliar. Pode ser útil ter um local dedicado apenas para a meditação em sua casa.
Escolha uma posição confortável
A posição que você escolher para meditar também é muito importante, algumas pessoas preferem se sentar em uma cadeira, enquanto outras preferem se sentar no chão. O importante é escolher uma posição confortável e que permita que você permaneça imóvel.
Foque na sua respiração
Uma técnica comum de meditação é focar na respiração, por isso, sente-se confortavelmente e comece a prestar atenção à sua respiração, sentindo o ar entrar e sair de seus pulmões. Tente manter a atenção na respiração e mantenha 100% do seu foco.
Deixe as distrações de lado
À medida que você pratica a meditação, perceberá que a mente começa a pensar em outras coisas. Quando isso acontecer, não se preocupe ou se julgue, simplesmente reconheça o pensamento e gentilmente traga a atenção de volta para a prática.
Pratique regularmente
A prática regular é importante para colher os benefícios da meditação. Por isso, tente meditar pelo menos alguns minutos todos os dias, aumentando gradualmente o tempo à medida que quiser.
A meditação pode ser uma prática simples, mas requer paciência e dedicação para realmente ver os benefícios. Com o tempo e a prática, você pode aprender a acalmar a mente, reduzir o estresse e aumentar a sensação de paz interior.
Veja como a meditação pode melhorar sua saúde mental
A meditação tem sido estudada extensivamente como uma forma de melhorar a saúde mental e emocional, hoje já existem diversos estudos e artigos que comprovam os diversos benefícios que a prática traz para a saúde em geral de uma pessoa.
Como o foco do nosso conteúdo é provar para você como essa prática pode ajudar a melhorar a sua saúde mental. Aqui estão alguns dos benefícios que a meditação pode oferecer para essa parte tão importante da sua qualidade de vida:
Reduz o estresse
A meditação é uma prática conhecida por ajudar a reduzir os níveis de estresse e ansiedade, seja de uma empresa que busca há tempos pelo melhor exame admissional Curitiba ou um estudante que está terminando a faculdade.
Melhora o humor
A prática da meditação também pode melhorar o humor, reduzindo a depressão e a ansiedade. Pesquisas sugerem que a meditação pode aumentar a atividade em regiões do cérebro associadas ao humor positivo e à emoção.
Aumenta a resiliência emocional
A meditação pode ajudar as pessoas a lidar melhor com o estresse e a desenvolver a resiliência emocional. A prática regular de meditação pode ajudar a mudar a resposta do corpo ao estresse, tornando-o menos reativo e mais capaz de lidar com situações difíceis.
Melhora a concentração
Além disso, manter a constância na prática da meditação também pode ajudar a melhorar a concentração e a clareza mental. Estudos mostram que a meditação pode melhorar a função cognitiva, a memória e a capacidade de tomar decisões.
Reduz a insônia
A meditação ainda pode ser uma forma eficaz de reduzir a insônia e melhorar a qualidade do sono, pois ela ajuda a reduzir a ansiedade e a tensão muscular, seja de quem busca pelo melhor formol 37 do mercado ou que está ansioso pelo casamento, por exemplo.
Esses são apenas alguns dos muitos benefícios que a meditação pode oferecer para a saúde mental e emocional, servindo como prova de como essa prática, feita todos os dias, pode fazer toda a diferença na vida de qualquer pessoa.
A prática regular de meditação pode ser uma ferramenta valiosa para ajudar a lidar com o estresse e as dificuldades da vida cotidiana, melhorando a sensação de bem-estar e qualidade de vida, te permitindo ser mais feliz e leve.
Considerações finais
Dessa forma, você verá que cuidar da sua saúde mental está longe de ser um bicho de sete cabeças como muitos pensam. Mas vale a pena ressaltar que, se achar necessário, procure profissionais especialistas para te ajudar a manter a saúde mental em dia.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.