Como lidar com a ansiedade através de terapias alternativas

Como lidar com a ansiedade através de terapias alternativas

Saúde

A ansiedade, junto a outras doenças mentais, tem sido considerada o mal do século por muitos especialistas, principalmente pelo número de pessoas acometidas por estas doenças.

Em uma sociedade cada vez mais acometida por processos que exigem que pessoas ultrapassem seus limites para dar conta de todos os detalhes, fazem com que as cobranças gerem problemas sérios que podem se tornar irreversíveis.

Essa cobrança tem sido um dos principais responsáveis em relação ao desenvolvimento de ansiedade, sendo comumente diagnosticado em uma clínica de exames ocupacionais, no momento da contratação ou demissão.

Diante desse aumento nos casos de diagnóstico, aumentam também as opções de tratamento, indo além de somente o receituário de remédios.

O cenário da Saúde Mental no Brasil

O Brasil é, inegavelmente, um país altamente produtivo, sendo referência no mercado de diversos produtos. E dentro destes espaços de produtividade, existem alguns resultados não positivos. 

O principal deles é a classificação do Brasil como o país mais ansioso do mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde, e ainda sendo considerado também como o quinto país mais depressivo do mundo. 

Esse cenário ainda é gravado com a estatística de que uma grande parte dessas pessoas acometidas não possuem acesso aos tratamentos médicos convencionais e medicamentosos, sendo então as terapias alternativas cada vez mais uma opção.

O que são Terapias Alternativas?

Um equipamento de segurança, por exemplo, é usado para garantir a proteção dos trabalhadores, e aliado a isso podem ser aplicadas práticas de cuidados para lidar com as atividades que são desenvolvidas ali. 

No caso dos tratamentos voltados para a saúde mental, o tratamento médico seria o diagnóstico médico e terapias.

As terapias alternativas, portanto, são todo o conjunto de tratamentos que não fazem parte da esfera médica tradicional, e todas estas práticas são reconhecidas pela OMS, sigla para a Organização Mundial da Saúde, como práticas de atenção à saúde.

Algumas ferramentas são essenciais para tratamentos e reconhecidas por toda a comunidade médica, como a eficiência do aparelho auditivo para surdez preço, por exemplo. E as terapias alternativas também reconhecem suas práticas dessa forma.

Estas práticas são tão importantes e a comunidade da medicina alternativa executa de forma tão competente que vinte nove destas práticas já são reconhecidas pelo Sistema Único de Saúde e são de mais fácil acesso para a população.

Benefícios das Terapias Alternativas

Quando uma empresa de limpeza terceirizada, realiza em um serviço em uma empresa ela tem um papel muito além da limpeza em si, ela consegue melhorar até mesmo a experiência das pessoas que frequentam aquele espaço empresarial.

Essa sensação é semelhante ao papel que as terapias alternativas assumem na rotina de tratamento contra a ansiedade, além de tratar diretamente o foco, ela melhora as crenças da própria pessoa, mexendo com o físico e emocional ao mesmo tempo.

Visando então essa relação de sucesso entre os diversos estágios do corpo humano, as terapias alternativas conseguem oferecer diversos outros benefícios, como:

  • Equilíbrio emocional;
  • Fortes aliadas ao tratamento principal;
  • Redução do estresse;
  • Tratamento de tensões físicas;
  • Visão sobre o próprio corpo.

Quando pessoas acometidas de ansiedade, aliam ao tratamento medicamentoso a essas práticas alternativas elas encontram também um foco de dispersão da realidade que estão o tempo inteiro, causando um efeito extremamente positivo para elas.

Quando optar por terapias alternativas 

Se o objetivo de uma empresa de segurança do trabalho, por exemplo, é minimizar o risco nas atividades desenvolvidas por certos profissionais, os tratamentos alternativos voltados para ansiedade também buscam a redução do risco de agravamento da doença.

Mas é importante ressaltar que não é interessante iniciar essas atividades sem um acompanhamento, mesmo sendo possível observar tantos benefícios.

 Partindo do princípio que todo diagnóstico mental é dado por profissionais de saúde, é possível entender que esses mesmos profissionais, que podem ser representados por psicólogos e psiquiatras, serão os responsáveis por recomendar as melhores práticas.

Quando estes profissionais fazem a sugestão de uma prática alternativa eles estão considerando a realidade de cada paciente, levando em conta também as necessidades do tratamento, priorizando então o bem-estar geral do paciente.

Outros usos para Terapias Alternativas

Quando se tratam das terapias alternativas é inegável o seu papel no tratamento da ansiedade, e até mesmo servindo de auxílio para pessoas em quadros depressivos, mas também é preciso considerar seu papel em outras aplicações.

O lado emocional não é o único beneficiado, dores físicas e quadros de doenças crônicas podem ser assistidas através deste tratamento. 

A recomendação de práticas de movimentação, como o yoga, também podem ser aplicadas em processos de fisioterapia, por exemplo. Tensões musculares causadas pelo estresse, também podem ser tratadas e sanadas na raiz do problema com essas alternativas.

Principais tipos de Terapias Alternativas

Um serviço de biometria para catraca, por exemplo, pode apresentar usos diversos, sendo usados em portarias de prédio, entradas para transporte público e até mesmo para demais serviços de controle, podendo ser então comparados com a versatilidade dessas terapias.  

Como citado acima existem 29 terapias que são colocadas à disposição da população no SUS, por realmente atenderem necessidades e terem a capacidade de aplicação em diversos casos de pacientes.

Conheça abaixo algumas dessas terapias que podem ser relacionadas ao tratamento de ansiedade de forma eficaz e que tragam bons resultados até mesmo para você que trabalha como fabricante de luminárias.

Acupuntura

Essa terapia tem a origem na tradicional medicina chinesa, sendo utilizada por milênios de forma tradicional e sendo incrementada as formas de tratamento orientais. A acupuntura consiste no estímulo de certos pontos do corpo através de agulhas.

Essa praticidade pode ser vista através das várias doenças em que ela pode ser aplicada no tratamento, desde recuperação muscular até tratamentos emocionais, como é o caso da ansiedade.

Uso de Florais

Quando uma empresa opta por contratar uma portaria autônoma, ela pode estar buscando os benefícios da versatilidade, pois ela consegue atender os mais diversos tipos de negócios, essa é uma qualidade totalmente inerente a prática do uso de florais.

Os cinco sentidos dos seres humanos possuem um forte impacto na forma como estes percebem o mundo, até mesmo interferindo diretamente nos sentimentos. Por esse motivo é muito comum a aplicação de medicamentos florais para diversos fins.

Estes medicamentos florais consistem em medicamentos extraídos de flores ou plantas, que exalam um forte aroma. Cada um dos cheiros destes florais está ligado a um tipo de sentimento humano, por isso pode ser usado como uma opção de tratamento.

Determinados aromas de óleos florais podem ser usados contra sentimentos negativos, podendo auxiliar nos sentimentos causados por quadros depressivos ou até mesmo em momentos de crise de ansiedade.

Arteterapia

Para um paciente que está acometido de doenças diversas, aliar práticas que fujam de suas rotinas e práticas diárias pode influenciar diretamente no seu bem-estar, essas práticas podem ser a adoção de novos hobbies, como desenvolver um gosto pela arte.

O desenvolvimento de especificidades finas e concentração maior podem ser altamente benéficas para tratamentos de recuperação e até mesmo para distrações. 

Dança, pintura, desenho, escultura ou canto podem ser consideradas como práticas de arteterapia, desde que sejam usadas para fins de recomendação para pacientes com quadros clínicos.

Meditação

Uma das práticas mais conhecidas e mais usadas ao redor do mundo é justamente a meditação, sendo aplicado com pessoas em quadros clínicos e também saudáveis, justamente pela quantidade de benefícios oferecidos pela prática.

A meditação consiste em tirar o foco do exterior e em todos os problemas e anseios, para o interior, focando em esvaziar a mente dos pensamentos prejudiciais e negativos. 

Utilizar um objeto fixo, música ou até mesmo uma paisagem para dedicar o foco pode auxiliar a encontrar essa clareza necessária para o esquecimento dos problemas do momento, reduzindo a ansiedade para o futuro e focando em sentimentos positivos.

Yoga

O principal objetivo da prática do Yoga é proporcionar uma união entre o corpo, a mente e o espírito, e devido aos resultados obtidos dessa prática a prática vem crescendo nos últimos anos em todo o mundo, inclusive no Brasil.

A base desse tratamento alternativo é a realização de posições que buscam dar ao praticante uma liberdade sobre o próprio corpo, aumentando a sensação de controle sobre si mesmo.

Um foco dessa prática é também o controle de respiração, o que auxilia o domínio de técnicas para o controle de crises de ansiedade, podendo ser altamente benéficas para momentos de emergência.

Atividades Físicas

Não é novidade a influência que a prática de exercícios físicos possui na sensação de bem-estar para quem os pratica, sendo usado também de forma recreativa justamente por esse sentimento positivo relacionado a ela. 

Ela pode ser considerada como um tratamento alternativo para a ansiedade, pois produz dopamina, que é conhecido como o hormônio da felicidade, podendo auxiliar na redução de sentimentos ruins que provém de quadros de ansiedade.

Entendendo, portanto, o papel dessas terapias e o quanto elas podem auxiliar pacientes com quadros diversos, é possível consultar o médico e questionar sobre esses pontos, para assim encontrar o melhor direcionamento em cada situação.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *