A poluição é prejudicial para a saúde em muitos sentidos, mas você sabia que ela também faz mal para a pele?
Por anos na história da humanidade as mulheres sempre buscaram pela pele perfeita e jovem. Existiram receitas nada convencionais como no começo do século 19, com máscaras de escalopes de vitela que eram mantidas durante toda a noite no rosto por bandagens.
Ou receitas nada convencionais feitas com clara de ovo, limão e vinagre ou qualquer outra coisa que alguém indicasse.
Nos dias atuais, a tecnologia avançou e existem inúmeros métodos testados e aprovados, diferente dessas técnicas desenvolvidas ao longo dos séculos, mas o que não mudou, pelo contrário só piorou, foi o aumento da poluição nas cidades.
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), quase toda população mundial, cerca de 99%, respira um ar que excede os limites de qualidade recomendados. Além de todos os problemas de saúde, essa poluição também faz mal para nossa pele.
Esses efeitos que a poluição traz à pele potencializam os danos causados pelos radicais livres, juntamente com a radiação solar, com isso ele colabora para o envelhecimento precoce.
Os radicais livres são moléculas que provocam o estresse oxidativo, agredindo as células do corpo. Para entender melhor a ação desses radicais livres na nossa pele, imagine uma cadeira de rodas que fica exposta ao sol, chuva e principalmente a poeira da poluição.
Com o passar do tempo, suas partes metálicas vão começar a oxidar, ficando enferrujadas e trazendo o aspecto de velha.
Com a nossa pele acontece a mesma coisa, com esses fatores externos como o sol e a poluição que acabam agredindo as células do nosso corpo, fazendo com que tenhamos uma aparência mais envelhecida.
Para entender melhor todos os efeitos que a poluição causa em nossa pele e como reduzir esses danos, continue lendo esse artigo, pois separamos tudo que você precisa saber sobre esse assunto.
Afinal a poluição está presente na rotina de todos, seja você um técnico de treinamento de segurança do trabalho NR12 ou um garçom, você convive com esse incômodo diariamente, por isso é importante entender como isso pode afetar sua pele.
Pense que a pele é o maior órgão do nosso corpo, por isso ele merece total atenção, nada de negligenciar esses cuidados.
O que é poluição e os tipos de agressões externas?
A poluição é a mudança indesejada nas características do meio ambiente, que podem ser físicas, químicas ou biológicas. Todas essas alterações não afetam somente o meio ambiente, mas também o nosso organismo.
E afeta nosso corpo como um todo, seja através de problemas respiratórios ou até doenças mais graves, mas não pense que a poluição é vilã apenas do nosso organismo, ela também mexe com toda a nossa pele.
Quando o assunto é poluição em nossa pele, trata de como ela potencializa o surgimento dos radicais livres causando um aceleramento do envelhecimento cutâneo.
Em um exemplo prático, a poluição funciona como uma espécie de triciclo para transporte de gás levando ao invés de gases, os radicais livres para o nosso corpo e provocando o envelhecimento precoce.
Esses radicais livres são moléculas instáveis que danificam as células saudáveis do nosso corpo, provocando o surgimento de:
- Rugas;
- Manchas;
- Flacidez;
- Alterando a fisiologia da pele;
- Deixando a pele mais fragilizada.
Só para você entender como a poluição faz mal para a nossa pele, segundo uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a maior parte dos sinais de envelhecimento da pele são causados por agressões externas como a poluição ambiental e radiação solar.
Também entra nessa lista o tabagismo, consumo de álcool, má alimentação e estresse, já que todos esses fatores induzem a produção de radicais livres, favorecendo o envelhecimento precoce do estresse oxidativo.
Isso faz com que as fibras de colágeno sejam degradadas enfraquecendo a barreira cutânea, e com isso surgem os primeiros sinais de envelhecimento da pele.
Ssabe aquela linha de expressão que você não tinha, ou aquele vinco que se formou no seu pescoço? Tudo isso é culpa dos temíveis radicais livres.
Por isso é importante cuidar de toda a sua saúde, manter uma rotina saudável, não fumar, não beber álcool, se proteger do sol, se preocupar com o aditivo para pão francês ou a gordura da carne deve ser a última coisa a se pensar.
Só cuidando do seu corpo como um todo você vai conseguir controlar os efeitos dos radicais livres na sua pele, manter sua saúde em dia e de quebra cuidar da sua pele.
Quais os efeitos da poluição na pele?
É importante entender que os danos causados pela poluição são silenciosos, ao contrário da radiação solar, que são gritantes como a afiação de instrumentos cirúrgicos, seus efeitos são bem aparentes como queimaduras na pele, alergias e até as acnes solares.
A poluição desencadeia processos inflamatórios que causam os primeiros sinais de envelhecimento que são rugas, flacidez e manchas. Ela também acaba obstruindo os poros, o que favorece o aparecimento de cravos e espinhas.
Nesse caso, a prevenção é o melhor remédio, então manter uma rotina de cuidados com a pele diariamente é fundamental, assim você consegue limpar todo o seu rosto, retirando todas as impurezas.
Sendo assim, sempre tire a maquiagem e lave bem o rosto, assim como faz um lava olhos de emergência, para retirar qualquer resíduo de produtos, e use cremes que limpam e tonificam sua pele.
Pois o contato exaustivo da pele com a poluição gera uma aparência de cansaço e envelhecimento, por isso para a melhor prevenção da ação de poluição e dos raios solares, use sempre um antioxidante e um protetor solar.
Esses dois produtos são fundamentais em sua rotina, pois o antioxidante irá auxiliar na redução de radicais livres, produzindo agentes que o combatam, reduzindo todos os danos causados por ele.
Já o protetor solar te protege de toda radiação, que também faz muito mal para a pele e influencia em seu envelhecimento precoce.
Como ter uma rotina saudável de cuidados?
Como dito lá em cima, combinando o uso do antioxidante com o protetor solar você tem uma proteção completa contra os efeitos que a poluição e radiação solar causam na sua pele, pois essa dupla evita o aumento dos radicais livres e retardam o envelhecimento.
Procure por produtos de qualidade para sempre tratar muito bem da sua pele. Assim como você pode procurar preço autoescola primeira habilitação na hora de tirar sua CNH, pode pesquisar alguns dermatologistas para saber quais são os melhores cremes.
Sendo assim, invista numa boa higienização diária com um sabonete que limpe profundamente a sua pele e que retire todos os vestígios dos produtos que você usou durante o dia, sejam cremes, maquiagens ou até mesmo o protetor solar.
Além disso, um sabonete de limpeza profunda também irá desobstruir os poros dos resíduos da poluição. O ideal é que essa higiene da pele ocorra 2 vezes ao dia, pela manhã assim que acordar e à noite antes de dormir.
O uso pela manhã tira o sebo acumulado durante a noite, e à noite retira todas as partículas de poluição e também a sujeira que ficou do ambiente.
Assim você garante que sua pele sempre esteja limpa e livre de todos os resíduos. É muito importante que você lembre-se de tonificar a pele, pois isso irá ajudar a equilibrar o seu pH, além de, claro, mantê-la sempre hidratada.
A proteção com filtro solar deve ser feita de forma diária, pois ela irá manter a radiação longe da sua pele, evitando um dano permanente. Não se esqueça de reaplicar o produto a cada duas horas.
O antioxidante irá diminuir o impacto da poluição e neutralizar o efeito que ela causa na pele. Tomando todos esses cuidados sua pele se manterá saudável, bonita e acima de tudo jovem por mais tempo.
É importante cuidar da pele sempre, seja você uma modelo ou um técnico em treinamento nr10 básico, assim você a mantém sempre protegida de todos os efeitos do tempo, poluição e raios solares.
Não pense que esses cuidados são algo fútil ou que você não deva se preocupar, muito pelo contrário, esse danos externos podem causar diversos problemas de pele, por isso busque uma rotina de cuidados.
Use produtos de qualidade, não só os de limpeza, mas o de maquiagem e hidratação também devem ter bons componentes, pois não adianta nada você cuidar com diversos produtos e usar maquiagens que agridem sua pele.
Nesse caso o equilíbrio e cuidados são os mesmos, seja um creme de hidratação ou um pó compacto. Com os cuidados certos, a sua pele irá agradecer.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.