Rinoplastia: cirurgião explica qual anestesia é ideal para um procedimento seguro e tranquilo

Autocuidado Beleza Bem-estar Saúde

A rinoplastia é uma cirurgia plástica que busca modificar a forma do nariz e pode ser associada para corrigir desvios de septo, no mesmo tempo cirúrgico. A Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA) não define um tipo único de anestesia como ideal para rinoplastia. Para garantir um procedimento seguro e confortável, a escolha da anestesia é fundamental e depende de diversos fatores como: nível de complexidade, duração da cirurgia e preferência do cirurgião.

O especialista em rinoplastia, Dr. Jamisson Melo, membro da Academia Brasileira de Cirurgia Plástica da Face (ABCPF), esclarece os dois tipos de anestesia mais utilizados e seus pontos positivos e negativos.

Anestesia local com sedação: o paciente se recupera da anestesia mais rapidamente, podendo ir para casa no mesmo dia, a depender do horário de término da cirurgia . É uma opção para procedimentos rápidos e em pacientes com idade mais avançada ou alguma doença crônica, em que a anestesia geral pode oferecer um risco maior. 

A respeito das desvantagens, o paciente pode sentir ansiedade durante o procedimento, pois está consciente e tem menos controle da dor, já que a anestesia local, em alguns casos, não é o suficiente para exercer esse controle. Com o advento de técnicas cirúrgicas cada vez mais modernas e do consequente aumento da duração da cirurgia, essa modalidade de anestesia está em desuso em praticamente 100% das rinoplastias.

Anestesia geral: a anestesia geral proporciona um controle mais completo da dor, já que o paciente fica inconsciente durante todo o procedimento. Para o cirurgião, ela permite um melhor acesso ao campo cirúrgico, facilitando a realização da rinoplastia. Um ponto desfavorável da anestesia geral está relacionado à necessidade de maior tempo no hospital após a cirurgia, mas, rotineiramente, a internação não ultrapassa um dia. 

“A escolha da anestesia ideal para a rinoplastia deve ser feita pelo anestesista em conjunto com o cirurgião. O paciente é informado sobre a anestesia e recebe orientações de como será a sequência do ato anestésico . Com a escolha da anestesia adequada e o acompanhamento de profissionais experientes e qualificados, a rinoplastia é um procedimento seguro, tranquilo e com resultados estéticos satisfatórios”, conclui o especialista. 

Sobre o Especialista: 

O otorrinolaringologista, Dr. Jamisson Melo, é cirurgião especializado em rinoplastia com 15 anos de carreira no mercado. Membro da Academia Brasileira de Cirurgia Plástica da Face (ABCPF), o profissional atua em clínica própria e já atingiu o marco superior a 2.500 cirurgias realizadas, sendo mais de 1.000 rinoplastias, e possui diversas avaliações positivas dos pacientes em suas redes sociais. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *