Personal ensina três alongamentos em vídeo e explica que atividades físicas aeróbicas leves, como caminhadas e pedaladas, reduzem o mal-estar da ressaca
O endocrinologista e médico do esporte Guilherme Renke (@endocrinorenke), da Clínica Nutrindo Ideais (@nutrindoideais) e o personal trainer Matheus Sarria (@sarriamatheus), assessorados pela Allure Concept (@allure_concept), participam da matéria produzida por Alberto Borges, para o portal EU Atleta, do Globo Esporte. Confira:
Acordou de ressaca? O que fazer então para diminuir o mal-estar e, ao mesmo tempo, movimentar o corpo? Ao se pensar em fazer exercícios no período em que se sente os efeitos do álcool, como dores de cabeça, náuseas, vertigem e fadiga, é importante saber que as duas principais causas da ressaca são: desidratação e excesso de acetaldeído, substância tóxica produto do metabolismo hepático do etanol. O médico do esporte e endocrinologista Guilherme Renke explica que o treino vigoroso pode piorar o quadro devido à sudorese, que intensifica a desidratação, à vasodilatação e ao aumento da frequência cardíaca. No entanto, o exercício aeróbico leve ajuda a promover benefícios pela liberação de endorfina, dopamina e adrenalina, hormônios que ajudam a aliviar a sensação de cansaço e contribuem para o bem-estar.
Por isso, o personal trainer Matheus Sarria ensina abaixo três exercícios de alongamento e fala sobre os benefícios da caminhada e da pedalada para esses momentos de mal-estar após exagerar nas bebidas alcoólicas. Confira!
- Alongamento de pescoço
- Escorpião isometria
- Rotação dos braços
- Ciclismo leve
- Caminhada
Em caso de ressaca, o personal sugere que não se realize nenhum treino desgastante como musculação, corrida e crossfit, para evitar lesões. O jeito certo de se exercitar nesses momentos é realizar movimentos de relaxamento, como alongamento e yoga e outros.
“Depois de beber, se o aluno já estiver se sentindo bem, pode fazer atividade física, porém com moderação. Caminhada, passear de bicicleta, alongamentos, yoga e exercícios de mobilidade são os mais recomendados para quem está se recuperando da ressaca”
– Diz Matheus.
Para evitar a piora dos sintomas, Guilherme Renke o médico lembra que a hidratação corporal é a solução, especialmente com fluidos ricos em eletrólitos. Bebidas isotônicas esportivas demonstraram ser mais eficazes do que apenas a água, e a água de coco também é uma alternativa natural para auxiliar na reidratação.
Fontes:
Guilherme Renke (@endocrinorenke) é médico endocrinologista e do esporte, mestre em cardiologiasócio fundador da Nutrindo Ideais (@nutrindoideais).
Matheus Sarria (@sarriamatheus) é personal trainer especialista em treinamento personalizado online.