Por que o Home Care é tão importante?

Por que o Home Care é tão importante?

Saúde

Os cuidados com a saúde vem recebendo uma atenção cada vez maior por parte da sociedade, como um resultado até mesmo da maior disponibilidade de serviços na área, o que acaba por incluir a prática que vem se popularizando, conhecida como Home Care.

Um novo método de cuidar da saúde que conversa com a procura da própria sociedade por ações mais modernas, que facilitam os cuidados a serem tomados não apenas consigo mesmo, mas também com as pessoas ao seu redor, com seus pais, filhos, entre outros.

Algo que acaba sendo visto com uma maior visibilidade também por causa dos avanços gerais que a tecnologia vem trazendo para o ramo de saúde, o que inclui novos tratamentos, medicamentos, além de práticas de prevenção que podem ser adotadas.

Em relação à segurança das pessoas é importante destacar a necessidade de trabalhar com isso nos mais diversos campos, o que inclui o seu cenário profissional, com a disponibilização de um treinamento de nr10 permitindo evitar acidentes diversos.

Mas além dessa prevenção mais técnica, existe também a proteção que um indivíduo pode garantir ao seu próprio organismo, a partir do consumo frequente de alimentos nutritivos, além da prática de atividades esportivas que mantenham o seu corpo em movimento.

Práticas essas que vêm sendo estimuladas até mesmo pela internet, com o simples ato de se conectar a uma rede social sendo o suficiente para que um usuário seja apresentado aos conteúdos de diversos influenciadores do ramo de saúde, por exemplo.

E além de dicas para sua saúde individual, é possível também encontrar conselhos sobre como garantir a proteção de todas as pessoas presentes em um ambiente de trabalho, como na instalação de um chuveiro lava olhos para locais próximos de produtos químicos.

Contudo, mesmo com todo esse cuidado, muitas vezes acaba sendo inevitável a ocorrência de um acidente ou enfermidade na vida de uma pessoa, sendo necessário adotar práticas adequadas para cuidar dos seus ferimentos e garantir uma maior qualidade de vida.

Tratamento esse que muitas vezes pode levar tempo, sendo necessário contar com um auxílio diferencial, para otimizar tanto a sua recuperação como a sua convivência com algo que veio para ficar, como uma doença ou até mesmo a naturalidade da velhice.

E dentro desse ramo de tratamentos diferenciados, um tipo que vem conquistando bastante atenção é justamente o Home Care, sendo importante entender como ele funciona, de forma a considerar adotá-lo como a melhor opção para você ou seus conhecidos.

Como funciona o Home Care?

Como o seu próprio nome indica, a prática de Home Care está associada aos cuidados domiciliares, onde um indivíduo passa a contar com uma série de tratamentos diretamente em sua residência.

Por muito tempo esse tipo de tratamento era visto com um certo estigma, como se os cuidados a serem tomados em casa não contassem com o mesmo tipo de auxílio que alguém pode receber estando internado em um hospital.

Algo que por muito tempo foi sim uma realidade, mas hoje, quando olhamos para o avanço da medicina como um todo, é possível compreender como os cuidados domiciliares podem ter o mesmo tipo de desempenho que um acompanhamento médico profissional.

E isso é possível parte pelo barateamento de muitos equipamentos médicos, mas também pela especialização cada vez maior de profissionais da área da saúde nesse serviço.

Resultado esse do próprio reconhecimento do Home Care como uma atividade legal, o que no cenário brasileiro passou a ser registrado em 2017 pela ANS, a Agência Nacional de Saúde Suplementar, por meio do regimento de nº 428.

A partir dessa certificação legal é possível identificar um crescimento cada vez maior dos profissionais médicos que atuam com essa prática, conforme foi registrado por um estudo da Fehoesp, Federação dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo.

Algo que se dá também pela quantidade de enfermidades e condições que podem ser acompanhadas através desse tipo de cuidados domiciliares, entre elas:

  • Alzheimer;
  • Consequências de um derrame;
  • Diabetes;
  • Traumas de um acidente;
  • Síndrome de Parkinson;
  • Doenças de cunho mental.

Casos que após um tempo de internação em um hospital, é possível dar continuidade aos cuidados a serem tomadas diretamente de casa, para o bem do próprio paciente.

Facilitando até mesmo o retorno ao trabalho caso seja necessário,, mas vale pontuar que muitas vezes o paciente terá de desembolsar um dinheiro, seja para comprar uma cadeira de rodas preço simples ou adaptar a casa para essa nova rotina.

Inclusive, quando pensamos no citado crescimento desse serviço de Home Care é possível destacar os benefícios que costumam estar associados a esse tipo de tratamento, otimizando tanto a recuperação do enfermo, como garantindo uma maior qualidade de vida.

As vantagens do Home Care

Um dos motivos pelo qual o Home Care está crescendo tanto no Brasil como mundo afora é por causa dos benefícios que estão associados a esse novo tipo de tratamento, muitos sendo acessados graças a especialização cada vez maior de profissionais dessa área.

E assim como novos equipamentos médicos estão sendo produzidos para a área hospitalar, com o auxílio das fábricas com suas peças técnicas de silicone, novas estratégias médicas estão sendo desenvolvidas, o que permite a popularização do Home Office.

Prática que depende também de benefícios como:

Assistência personalizada

Graças ao grande número de pacientes internados, pode ser difícil para alguém receber uma atenção em especial, a não ser que esse indivíduo seja internado em uma ala particular, o que pode acabar custando uma alta quantia de dinheiro.

De contraste a isso, o modelo Home Care garante justamente esse tratamento personalizado, com a presença de um profissional responsável por acompanhar na grande parte das vezes apenas um paciente por vez, dando a ele uma maior assistência.

Humanização do tratamento

Além desse cuidado personalizado, se destaca a humanização que o paciente passa a ter acesso durante um tratamento em casa, pois diferente de uma produção fabril, o que existe aqui é um contato mais humano.

Pois enquanto uma fábrica necessita de um serviço mais plural, para garantir uma produção de qualidade, quando olhamos para a área de saúde a situação é inversa, sendo mais adequado alguém mais especializado, o que destaca até mesmo ser tratado pelo nome.

Participação dos familiares

Enquanto no hospital uma pessoa muitas vezes só pode ser acompanhada durante o horário de visitas, no Home Care este acompanhamento pode se tornar mais prático, permitindo assim a participação dos próprios familiares no tratamento.

Uma situação que foi impedida a muitos durante o período de pandemia, fazendo com que muitos pacientes ficassem isolados dos seus entes queridos, prejudicando até mesmo a sua recuperação, estando longe de casa e dos seus entes queridos.

Diminuição de riscos

Por mais que os hospitais sejam de grande importância para tratamentos específicos, graças à higiene e até mesmo o reparo de pinça de vídeo, acontece que muitas pessoas ali são internadas, cada uma com suas enfermidades específicas, o que pode aumentar sua exposição.

O cenário citado acaba sendo um risco para quem sofre de doenças imunológicas ou passou por uma cirurgia, ficando vulnerável a uma infecção. Diante disso, continuar o seu processo de recuperação em casa pode ser a melhor solução.

É importante, contudo, preparar sua casa para esse tratamento de Home Care, da mesma forma em que um meio comercial precisa contar com o auxílio de quem passou por um curso brigada de incêndio, para evitar acidentes nesse local.

Melhor relação familiar

Por mais que esse contato familiar seja positivo para um tratamento em casa, pode acontecer desses parentes acabarem ficando sobrecarregados com tais cuidados, prejudicando até mesmo a relação de uma família entre si.

Assim como ao abrir uma vaga de emprego você busca os profissionais mais qualificados para trabalhar em sua empresa de tubos especiais de silicone, ao precisar cuidar de alguém em casa, é importante recorrer ao auxílio de um profissional de saúde.

Sendo possível destacar uma série de especialistas que podem atuar com esse tipo de cuidados domiciliares, sendo eles:

  • Enfermeiros;
  • Psicólogos;
  • Nutricionistas;
  • Fisioterapeutas;
  • Educadores físicos.

Pessoas que podem atuar até mesmo de forma conjunta, para assim garantir a melhor recuperação por parte de um paciente, assim como dar uma maior qualidade de vida para quem terá de conviver eternamente com algum tipo de condição física, por exemplo.

E para garantir tais benefícios basta somente pesquisar no mercado pela indicação de profissionais médicos que possam atuar com esses serviços, com tal procura podendo ser tão fácil como buscar por bico de bunsen elétrico preço hoje, com a ajuda da internet.

Mas além da especialização do profissional de saúde, é importante garantir que essa pessoa se dê bem com o paciente a ser tratado, de forma a garantir com que tal pessoa se sinta em casa, ao invés da sua residência se tornar uma simples extensão de um hospital.

Algo que depende também da relação a ser mantida com seus médicos, seja em um ambiente médico ou na sua própria residência.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *