A prática de atividades físicas proporciona enormes benefícios para o corpo e principalmente para a mente, colabora para a redução do estresse emocional, melhorando de forma considerável a vida do ser humano.
Pode ser inserido em qualquer fase da vida, crianças, adultos, idosos e gestantes. Através das atividades físicas é possível ter melhoras em doenças cardiorrespiratórias, reumatológicas e ortopédicas.
Quando orientadas corretamente, diminui-se o risco de lesões durante a prática ou agravos no quadro clínico já existente.
Benéfica para os indivíduos que já alcançaram a terceira idade, os esportes auxiliam na prevenção ou retardo de casos de Alzheimer, que é uma doença degenerativa que causa perda de memória, confusão mental, comprometimento físico, entre outras.
Por contribuir com a redução e controle de peso, as atividades físicas ajudam a equilibrar as taxas de gordura na corrente sanguínea, além de impactar também a ingestão de medicamentos que tratam doenças como a diabetes tipo 2.
Desta forma, essas doenças crônicas, como hipertensão, diabetes tipo 2, colesterol alto, entre outras, podem ser tratadas com atividades físicas e com mudanças de hábitos alimentares, desde que orientadas por um profissional da saúde.
Os benefícios para o funcionamento do corpo
A atividade física é aliada à saúde e reflete em muitos pontos da rotina de quem tem o hábito de praticar. Mudar o estilo de vida para um mais ativo impacta a saúde mental e física, trazendo inúmeros benefícios.
O tipo de esporte ou atividade pode variar, mas as vantagens são sentidas da mesma forma. Alguns podem se identificar com atividades coletivas como vôlei, futebol, ginástica, e outros podem preferir algo mais individual.
Com o estilo de vida mais saudável e mais ativo é possível prevenir ou tratar doenças como:
- Infarto;
- Acidente vascular cerebral;
- Hipertensão;
- Controle da taxa de colesterol.
Além da melhoria física, pacientes que tratam problemas de saúde mental, como depressão e transtornos de ansiedade, notam a melhora na rotina.
O aumento da produção de serotonina gerado pelas atividades, em conjunto ao tratamento, permite que estes indivíduos tenham vidas mais produtivas, com mais vontade de realizar suas atividades diárias, se alimentar e se relacionar com outras pessoas.
Pode-se dizer que quando os tratamentos estão alinhados com atividades que geram prazer para o paciente, tornam os sintomas e as crises mais brandas, permitindo que estes indivíduos tenham maior qualidade de vida e que não se sintam incapacitados pela doença.
Por exemplo, as atividades físicas funcionam como a espuma para colchonete, gera conforto onde antes pouco se tinha, melhorando pontos cruciais, como a qualidade do sono e alimentação.
Já em gestantes, uma rotina mais ativa e saudável proporciona benefícios durante todo o processo, como alívio de dores, facilita o parto, melhora a circulação dos membros, o sono, entre outros.
Apesar de muito se discutir sobre a atividade física durante a gestação, tem sido cada vez mais comum ver mulheres se exercitando cada vez mais durante esta fase da vida.
Médicos que orientam suas pacientes a realizarem esportes durante a gestação notam que as mantém mais ativas, animadas e dispostas para o dia a dia. Também reduzem as náuseas e tonturas, auxilia no equilíbrio e também previne a trombose e doenças venosas.
Quais os principais exercícios que melhoram a saúde?
É fato que todos os exercícios fazem bem para saúde, aumentam a produção de serotonina, reduz o sedentarismo, traz energia e proporciona o bem-estar. Sendo assim, é possível citar algumas modalidades que possam te motivar a iniciar a prática de exercícios.
Esportes coletivos como o vôlei de quadra ou de areia são excelentes para ajudar no equilíbrio, a desenvolver o pensamento rápido, fortalecer os músculos inferiores e superiores.
Além desses benefícios, pode ser visto como uma maneira de socialização, algo importante para pessoas que tratam de problemas de saúde mental. Proporciona bons momentos, boas risadas e por ser um esporte muito ativo, auxilia na melhora da parte cardíaca.
A yoga é uma modalidade em que se trabalha o corpo em conjunto com a mente. Trata-se de uma atividade aeróbica que é benéfica para qualquer idade, pois auxilia no controle da ansiedade, melhora dores no corpo e alivia o estresse.
Através desta atividade também é possível ter melhorias nas funções cardíacas e prevenir doenças.
Se você prefere atividades de baixo impacto nas musculaturas e nas articulações como os joelhos, cotovelos e pulsos, a natação e a hidroginástica são grandes aliadas para pessoas que possuem algum problema relacionado à musculatura.
Auxilia na melhora de doenças respiratórias como a asma, ajuda profissionais que trabalham com formol 37 a fortalecerem os pulmões, por exemplo, e ainda é de baixo impacto, já que a água não gera atrito nas articulações.
Para quem está procurando uma modalidade para iniciar e com baixos riscos de lesões, esses dois esportes podem te ajudar. Para uma boa prática esportiva, atente-se em detalhes como no filtro central de água, uma piscina bem limpa reduz as chances de alergias na pele.
Um esporte acessível a qualquer pessoa e benéfico em todas as idades é a caminhada. Na rotina corrida de muitos brasileiros, torna-se difícil a locomoção até uma academia ou ginásio para a prática de suas atividades.
Com a caminhada é possível realizar uma atividade de baixo impacto e com muita importância para a saúde cardiovascular, dispensando equipamentos como capa para piscina, pois é algo que pode ser realizado na rua de casa.
6 dicas para iniciar uma rotina de exercícios
Parece impossível alinhar trabalho, casa e filhos com atividades físicas, mas através dessas dicas, mostraremos que é possível e que ainda poderá incluir toda a família.
1. Conheça o que gosta
Conheça todas as modalidades que possam estar disponíveis próximo à sua residência ou trabalho e assim veja qual te chama mais atenção. A escolha assertiva do tipo de exercício a ser praticado permite que a atividade seja ainda mais prazerosa e faça parte de sua rotina.
2. Não se apresse
Tudo acontece da maneira que precisa ser. Seu corpo irá passar por uma adaptação durante a inclusão do novo hábito, alguns incômodos musculares são completamente normais, ainda mais se você não tinha o costume de se exercitar regularmente.
3. Conte com um profissional capacitado
Com a internet, nós avançamos nos meios de comunicação, permitindo conhecer um profissional sem sair de casa. Liste seus objetivos ao iniciar o processo de inclusão de atividades físicas e converse com um profissional capacitado.
4. Vença a preguiça
Ficar em casa é ótimo, né? Mas somente vencendo esse desejo de ficar em casa você poderá tornar-se mais ativo.
Mesmo após um dia todo trabalhando com equipamentos de laboratório de química, é possível incluir um pouco de atividade no seu dia e melhorar seu desempenho no trabalho.
Escolher a modalidade que mais te agrada e que te incentiva a vestir-se para praticá-la já é um ponto muito positivo. Você consegue!
5. Conheça o que cada estabelecimento tem a oferecer
A estrutura do local é extremamente importante para quem o frequenta. No cenário pós-pandemia, muitas pessoas passaram a ter maiores cuidados em relação à higiene pessoal.
Uma forma de proteção que algumas pessoas encontraram foi usar um avental descartável com o intuito de evitar o contato direto nos aparelhos de academia, por exemplo, ou sempre higienizar o aparelho antes e depois de usar.
Como dito anteriormente, os profissionais são de extrema importância nestes estabelecimentos, sendo assim, todos que orientam e dão aulas de alguma modalidade no local devem estar aptos para intercorrências e até para remoção hospitalar se for necessário.
6. Deixe a vergonha de lado
Às vezes podemos sofrer com algum tipo de bloqueio ou medo de locais com muitas pessoas, por receio de alguém reparar no que está vestindo ou como está realizando seus exercícios.
Tente deixar a vergonha de lado, você está neste ambiente para se proporcionar um momento de relaxamento, para aliviar o estresse após ter trabalhado com aluguel de cadeira de rodas por exemplo.
Não deixe que o medo ou a vergonha te impeçam de gerar momentos felizes pra você, afinal, através do esporte liberamos serotonina, que é um hormônio que melhora vários aspectos de sua saúde.
As atividades físicas são importantes para a melhoria de vários pontos em nossas vidas. Hoje há várias plataformas que dispõem desta melhoria online caso ainda não esteja se sentido disposto a encarar uma academia ou esteja sem companhia para realizar seus exercícios.
Sendo assim, é uma alternativa a mais para que conquiste sua rotina mais ativa e fuja do sedentarismo. Alternativa essa que poderá incluir toda a família, assim terá incentivos das pessoas que ama, e isso fará toda a diferença.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.