Cuidar da saúde envolve a atenção aos mais diversos tipos de sistemas que fazem parte do nosso organismo, indo desde sua digestão, cuidado com os seus músculos chegando até mesmo à sua coluna vertebral, ela que é responsável por dar sustento ao nosso corpo.
Apesar da importância dessa estrutura não é como se todos devem a sua devida atenção para a sua relevância. Como resultado disso vemos por aí casos infelizmente comuns de dores nas costas, com tal problema podendo ser apenas um sintoma de algo muito pior.
Com o passar do tempo, caso esse tipo de incômodo não seja tratado, a pessoa pode estar vulnerável a problemas muito maiores, em alguns casos chegando até mesmo a uma possível invalidez do indivíduo, tudo por causa da situação preocupante da sua coluna.
Esse tipo de incômodo pode começar a surgir aos poucos, como após a realização de algum esforço, como o transporte de uma caixa de isopor 50 litros com os seus amigos para a praia, fazendo com que a pessoa possa sentir certas dores quando for descansar.
Em relação a esse caso isolado podemos associar essa dor nas costas ao esforço feito, ainda mais se a pessoa não praticar nenhum tipo de atividade física faz algum tempo. O problema maior é quando tais dores começam a surgir a todo momento, sem nenhum aviso.
Nesse tipo de caso o que pode estar acontecendo em um problema bem mais grave de saúde, como algum tipo de inflamação na coluna, causada não só por acidentes ou traumas, mas também por esforços físicos repetidos de forma constante no seu dia a dia.
Lembrando que até mesmo a forma em que dormimos pode estar afetando a qualidade da nossa coluna, sendo importante contar sempre com um lugar confortável para dormir, sendo válido a busca por espuma para colchonete para garantir noites melhores de sono.
Esse tipo de atenção é importante, principalmente se olharmos para a alta quantidade de doenças que podem estar associadas a algum tipo de problema de coluna.
Com a variedade dessas enfermidades só não sendo maior do que a causa de tamanho incômodo.
Em relação a isso, para evitar que esse tipo de questão se torne recorrente na sua vida, com um problema que cada vez mais pode ser visto não apenas na velhice, como resultado de uma vida negligenciando os cuidados ao corpo, é importante se informar sobre o tema.
Problemas de coluna e suas causas
A realização constante de algum tipo de atividade pode causar certos danos no nosso organismo, tal como como o excessivo consumo de álcool, exigindo um metabolismo dessa substância que pode acabar por forçar seu fígado, levando então a uma cirrose.
O mesmo pode ser dito de atividades vistas como menores, como passar o dia escrevendo no computador ou apertando um botão em uma fábrica. Ações essas que podem levar ao LER, Lesão por Esforço Repetitivo, um problema que pode se tornar crônico.
O mesmo pode ser dito em relação à sua coluna, destacando assim a importância de lidar com equipamentos de segurança e com atividades adequadas, tudo pelo uso de uma Esteira Transportadora Industrial para facilitar o transporte de peças, por exemplo.
Ao evitar um maior nível de esforço é possível proteger sua coluna de uma série de enfermidades a longo prazo, entre elas:
- Artrose;
- Escoliose;
- Hérnia de disco;
- Fraturas causadas por traumas.
Todos esses são problemas cujas consequências podem se mostrar maiores com o passar do tempo, a partir do momento em que os seus músculos, ossos e articulações podem ficar menos flexíveis, resultando da menor liberação de substâncias positivas ao organismo.
Apesar de tais características serem mais comuns a pessoas de idade avançada, a verdade é que não existe uma idade certa para se sofrer de problemas na coluna, ainda mais quando a pessoa não toma nenhum tipo de cuidado, como a prática de exercícios.
Isso pode ocorrer principalmente por causa da rigidez do seu corpo, algo a ser causado pela falta de movimento frequentes, tal como pode com um carrinho usado para transportar equipamentos de laboratório, sendo preciso passar óleo em suas peças.
O mesmo pode ocorrer com o corpo humano, onde certa atrofia na coluna pode partir exatamente da falta de prática de atividades que liberem algum tipo de hormônio que ajuda na reposição de células e tudo ,mais o que faça o seu organismo funcionar corretamente.
O que ajuda em relação aos problemas de coluna é que a solução pode estar facilmente ao seu alcance, ao menos caso esse tipo de enfermidade possa estar em seus primeiros estágios, sendo possível então reduzir aquela dor incômoda depois do trabalho.
Os benefícios das atividades físicas ao corpo
Ao visitar um médico, principalmente caso sua queixa seja alguma possível dor no corpo, é possível receber não apenas uma receita de medicação, mas também um manual de atividades a serem realizadas, como caminhada ou entrar em uma academia.
Isso ocorre por causa dos benefícios que esse tipo de exercício pode trazer para a sua saúde, o que inclui itens associados ao estado a sua coluna vertebral, o que inclui:
Ossos
Além do consumo de certos nutrientes, como o cálcio, é importante garantir que tais substância sejam metabolizadas em seu organismo e a prática de atividades físicas pode ajudar, tal como implementos agrícolas podem ajudar nos cuidados com uma colheita.
Músculos
Em uma relação similar aos ossos, o mesmo pode ser dito sobre os músculos, eles que estão diretamente ligados à sua estrutura óssea, com o mesmo valendo para a situação da sua coluna vertebral.
Para quem sofre de dores crônicas, no entanto, é importante ter cuidado durante esse tipo de prática, até mesmo para evitar o agravamento de possíveis problemas.
Ligações e discos intervertebrais
Essas conexões trabalham principalmente evitando o atrito entre uma vértebra e outra, sendo importante então usar da prática de exercícios para manter a flexibilidade desses componentes, trazendo segurança ao corpo como um extintor de incêndio em uma loja.
Agora, para se ter acesso aos benefícios citados, destacando como partes do seu corpo podem ser melhor tratadas, incluindo nesse caso a sua coluna vertebral, é necessário não apenas recorrer à prática de exercícios, mas buscar também por atividades específicas.
Exercícios bons para a coluna
Para garantir com que sua saúde esteja em dia, especialmente em relação aos cuidados com sua coluna, sendo possível reduzir dores ou até mesmo prevenir a formação de certas doenças, algumas são as atividades que se destacam entre elas:
Musculação
Ao fortalecer seus músculos, deixando-os mais rígidos e alongados, é possível manter até mesmo uma postura melhor, usando da rigidez muscular para dar uma melhor sustentação ao corpo, evitando assim o agravamento de um possível problema de coluna.
Natação
O problema da musculação é que se trata de uma atividade que pode exigir um grande esforço por parte do indivíduo, com isso sendo uma questão para quem já sofre de algo crônico. Para esses casos é válido destacar a prática da natação.
Tal indicação ocorre por causa do menor número de impactos na coluna que o ambiente aquático pode oferecer, sendo assim uma atividade excelente para quem passa pelo processo de fisioterapia.
Algo que se indicia a quem sofreu algum tipo de acidente e se encontra com pouca mobilidade no momento, buscando inclusive pelo aluguel de cadeira de rodas para garantir sua locomoção durante o tratamento, com a natação ajuda nisso ao aliviar a pressão na coluna.
Caminhadas
Até mesmo algo visto como simples, como uma caminhada todos os dias, é algo que pode ajudar em relação aos cuidados com sua coluna. Contudo, é importante manter uma postura alinhada durante seus passos, de modo a alinhar sua coluna, evitando certas dores.
O mesmo também pode ser dito sobre uma corrida, no entanto, é preciso ter uma atenção maior ao seu nível de esforço, principalmente após um longo tempo de atividade, com certo cansaço podendo levar a um encurvamento da coluna, por exemplo.
Pilates
Por fim, se um problema na coluna pode partir de um problema de rigidez, trabalhar a sua flexibilidade pode acabar surgindo como a solução a ser tomada. É nesse ponto que recomendamos a prática do pilates, uma série de atividades relaxantes ao corpo.
Por meio disso é possível trabalhar tanto a sua flexibilidade como também a estabilidade da sua coluna, podendo esse ser o tratamento para aquelas dores comuns após passar horas sentado em uma mesa de escritório.
Adotar esse tipo de cuidado é algo que pode ajudar até mesmo a evitar a necessidade de usar um avental descartável em uma cirurgia na coluna, tudo por meio de algo simples, como introduzir uma ótima prática de exercícios dentro do seu dia a dia.
Dito isso, melhore sua postura, se levante e vá praticar alguma atividade, tudo para melhorar a qualidade da sua coluna.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.