No Dia do Psicólogo (27/8), profissional explica os benefícios da prática
Também conhecida como “atenção plena”, mindfulness é uma técnica que consiste em focar intencionalmente a atenção no momento presente, ao invés de se preocupar com o passado e futuro.
Nos últimos anos, a prática tem sido aplicada como uma ferramenta eficaz para reduzir o estresse, a ansiedade e a depressão, proporcionando melhorias ao bem-estar emocional.
Este resultado foi atestado por uma pesquisa da Universidade de Cambridge, divulgada em julho deste ano na Revista Nature Mental Health.
O estudo apontou que adultos que participam voluntariamente de programas baseados em mindfulness (MBPs) apresentaram riscos menores de sintomas de ansiedade e depressão, pelo menos nos seis meses após a atividade.
A psicóloga Rosana Fernandes, que atua na Clínica Censo, em Parauapebas (PA) explica que a técnica é uma forma de observar seus próprios pensamentos, sensações físicas e o ambiente ao seu redor.
“Essa prática tem raízes nas tradições orientais de meditação e tem crescido no mundo. O objetivo do mindfulness é cultivar uma atitude de atenção aberta e gentil em relação a tudo o que ocorre interna e externamente”, explica a profissional.
Entenda os pontos chaves da técnica
Consciência do presente: envolve focar sua atenção nas experiências do momento, sejam elas físicas, emocionais ou mentais.
Aceitação e não julgamento: isso significa não rotular os pensamentos, emoções ou sensações como “bons” ou “ruins”, mas sim observá-los sem criticá-los.
Autocompaixão e gentileza: trata-se de cultivar uma relação saudável com você mesmo, tratando-se com compreensão e bondade.
Observação dos pensamentos: convida você a observar os pensamentos como eventos mentais que vêm e vão.
Técnicas de respiração e meditação: focar na respiração, na varredura corporal ou na observação dos sentidos.
Redução do estresse e ansiedade: melhora a saúde mental, além de trazer benefícios para a concentração e qualidade de vida.
Rosana explica que qualquer pessoa pode praticar, mas recomenda que as técnicas possam, sempre que possível, serem guiadas por um profissional.
“Muitas pessoas de diversas áreas da vida, incluindo educação, saúde, negócios e bem-estar pessoal, adotam o mindfulness como uma ferramenta para lidar com o estresse, melhorar o foco, aumentar a resiliência emocional e promover um maior equilíbrio na vida”, finaliza a psicóloga.