A massagem é uma prática que visa o relaxamento do nosso corpo e como estamos precisando relaxar não é mesmo? Afinal estamos vivendo um ano pandêmico que apesar do número de casos ter diminuído, ainda precisamos ficar em alerta.
Só quem passou por esses 2 longos anos de insegurança e estresse contínuo, sabe como é importante cuidar do corpo e da mente para se manter são, todos esses efeitos negativos acabaram afetando o nosso corpo, trazendo dores e uma musculatura tensa.
Além da pandemia também contamos com o estresse do dia-a-dia, como aquele trânsito que você pegou quando estava indo fazer um exame de acuidade visual, o nervosismo com o trabalho, com as crianças, enfim tudo isso mexe com o nosso corpo e mente.
Por isso é importante manter rotinas de autocuidado para conseguir se manter da melhor forma possível as adversidades do dia. A massagem pode ser a solução para te manter mais relaxada e conseguir viver uma vida melhor.
Essa é uma técnica bastante procurada por todos, desde uma dona de casa até um funcionário de uma loja de aluguel de cadeira de rodas, afinal todos os esforços físicos acabam influenciando nosso corpo.
Mas é importante que você saiba que a massagem não tem efeito só no nosso corpo não, ela também é muito benéfica para a nossa mente.
Para saber um pouco mais sobre esse assunto e conhecer todos os benefícios dessa técnica, além de entender para quais pessoas essa prática é indicada, continue lendo esse artigo, pois separamos tudo sobre o tema.
Entenda melhor o que é uma massagem
A massagem é uma técnica que consiste em movimentos suaves pela musculatura do corpo, que pode ser feita pelas:
- Mãos:
- Punhos:
- Cotovelos;
- Antebraços.
Nas sessões essa técnica é feita através de movimentos contínuos e em um determinado ritmo para estimular a produção dos hormônios responsáveis pelo relaxamento.
Sabe aquele dia que passamos por inúmeros estresses e tudo que queremos é uma ambulância particular para nos levar até o hospital, de tanta dor e tensão nos músculos? A massagem com certeza é a solução para esse problema.
Quando fazemos massagem o nosso corpo libera um hormônio chamado ocitocina, ele é responsável por combater a tensão muscular, auxiliar no fluxo intestinal, estabilizar a pressão arterial e principalmente diminuir o estresse.
Além disso, a massagem aumenta a circulação sanguínea e oxigena melhor as células, trazendo um profundo estado de relaxamento e diminuindo as dores musculares e cãibras.
Seus benefícios podem ser observados rapidamente durante as sessões, porém são bem mais eficientes quando se tornam uma prática frequente, e a pessoa realiza sessões de pelo menos 1 vez na semana.
Não pense que a massagem precisa ser feita apenas por um profissional, pois existem automassagens que podem ser feitas por você, seja um funcionário de um laboratório de exame aso ou um simples estudante.
Claro que um profissional capacitado irá indicar um tipo de passagem e técnica adequada para o seu objetivo, portanto se suas dores forem mais sérias é recomendado que se busque um massagista para te auxiliar.
Mas as automassagens são super eficazes para aliviar os pontos de tensão e com isso promover um relaxamento, ela é indicada principalmente para aqueles que passam o dia todo sentados, como em um escritório de avental descartável, de contabilidade, etc.
10 benefícios da massagem para o seu corpo
Além do relaxamento e a sensação de bem-estar para o nosso corpo, saiba que a massagem oferece inúmeros benefícios, separamos alguns para você entender como essa técnica faz bem para o nosso corpo e mente.
- Diminui a ansiedade;
- Ajuda a melhorar a elasticidade da pele;
- Alivia a tensão e as dores musculares;
- Ajuda na melhora da circulação sanguínea;
- Ajuda numa boa noite de sono e diminuir as insônias;
- Ajuda o sistema imune;
- Alivia as dores de cabeça;
- Diminui a pressão arterial para aqueles que sofrem com hipertensão;
- Estimula o equilíbrio do sistema intestinal;
- Elimina as toxinas e resíduos metabólicos.
Viu como uma simples passagem pode beneficiar o nosso corpo como todo?
Para conseguir todos os benefícios proporcionados pela massagem, é importante que você realize as sessões com um profissional, pois assim ele consegue aplicar as técnicas adequadas para você.
Como já dito as técnicas de automassagem são para problemas pontuais, tipo um dia que você carregou um peso a mais enquanto estava carregando aparelhos de estética para alugar, por exemplo.
Por isso, se você realmente deseja ser beneficiado com as técnicas de massagem, procure um profissional capacitado para isso.
Conheça os tipos de massagem
Agora que você já conhece todos os benefícios que uma massagem pode proporcionar no seu corpo, saiba que existem vários tipos dessa técnica, não tem uma prática certa ou errada são apenas opções que você pode escolher a que melhor lhe agrada.
Saiba que cada tipo de massagem possui uma técnica diferente que irá se concentrar em partes específicas do corpo, por isso para escolher qual técnica deseja, é preciso saber qual o seu objetivo, as práticas se classificam em quatro tipos principais.
A primeira é a massagem terapêutica, essa técnica é indicada para o tratamento de dores e disfunções.
A segunda é a massagem preventiva, que como o próprio nome diz ajuda na prevenção, por isso ela é indicada para o relaxamento, manutenção do bem-estar do corpo e da mente e acima de tudo para prevenir lesões.
Já a terceira, é a massagem desportiva, seu objetivo é promover o aquecimento e recuperação muscular, indicado para quem sofreu algum problema na musculatura, precisou usar um imobilizador de joelho ou está se recuperando de uma cirurgia ou algo do gênero.
A última, nós chamamos de massagem estética, essa técnica tem função de modelar e drenar o corpo, também é indicado para quem fez alguma cirurgia e precisa drenar líquidos do corpo.
Esses são só os principais grupos, mas dentro deles existem diversas técnicas, para executar as massagens podem ser usados aparelhos, óleos, pedras quentes ou outros objetos que potencializam as propriedades da massagem.
Como fazer uma automassagem
A automassagem é ideal para o dia-a-dia, pois ela ajuda a evitar a tensão, além de ajudar a evitar dores no pescoço e ombros.
A execução da automassagem, pode ser feita de qualquer lugar, seja no carro, na hora do almoço numa empresa de grama sintética preço ou uma empresa de curativo algodonado, em casa, andando no parque, enfim, ela dura apenas 5 minutos e é bem fácil de fazer.
Basta seguir os seguintes passos:
Sente em uma cadeira, feche os seus olhos e apoie sua coluna no apoio da cadeira de modo que seus braços fiquem estendidos ao lado do corpo.
Logo após respire profundamente por três vezes seguidas e coloque a mão direita apoiada sobre o seu ombro esquerdo a pressione a região, indo do ombro até a nuca, tente relaxar e diminuir a frequência da sua respiração, repita o processo do outro lado.
Após feito isso, apoie as duas mãos em sua nuca e no pescoço, com as pontas dos dedos faça uma massagem, para essa prática imagine que você está digitando algo só que na nuca, faça esse processo nos ombros e pescoço também.
E por último, coloque as duas mãos na cabeça e com as pontas do seu dedo faça movimentos suaves em toda a região da sua cabeça.
A auto massagem dura em média 5 minutos, é uma prática rápida e que pode te ajudar e muito a passar pela rotina dos seus dias, você se sentirá mais descansado, sem dores e muito mais ativo.
Mas saiba que nem a massagem ou a automassagem são milagrosas, para que você se sinta melhor é muito importante que adote algumas práticas como a meditação, atividades físicas, melhorar sua alimentação.
Todas essas práticas vão te ajudar a ter uma vida mais saudável e com isso garantir o seu bem-estar, afinal o corpo é uma engrenagem e todas as peças funcionam juntas.
Contra indicações
Apesar de proporcionar o bem-estar saiba que a massagem não é recomendada nos seguintes casos:
- Espasmos;
- Contrações;
- Paralisia;
- Luxações;
- Edemas;
- Metabolismo lento;
- Distúrbios digestivos;
- Distúrbios circulatórios;
- Pré e pós-cirúrgicos em estética;
- Contorções musculares.
Além disso, as massagens não são indicadas para pessoas que teve algum osso partido, em pessoas que sofrem com osteoporose, distúrbios hemorrágicos, feridas abertas, câncer ou outras condições médicas que possam ser agravadas.
Caso tenha alguma dúvida, entre em contato com o seu médico, ele é capaz de entender o seu caso e saber se a massagem pode ser feita.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.