Como construir a sua autoestima

Como construir a sua autoestima

Saúde

A autoestima é um ponto muito importante na vida das pessoas, uma vez que ela consegue proporcionar muitos benefícios à sua saúde psicológica.

Todas as pessoas deveriam reconhecer as suas qualidades e fraquezas e saber lidar com elas, possuindo assim uma alta autoestima e reconhecendo o seu valor.

Entretanto, essa não é a realidade, pois muitos indivíduos ainda duvidam da sua capacidade, possuindo uma baixa autoestima tanto referente às suas habilidades individuais quanto à capacidade de ser amado, ser bonito e entre muitos outros fatores.

Com isso, muitas vezes uma pessoa com baixa autoestima pode apresentar dificuldade em tomar decisões, buscando aprovações constantemente. Ela pode perguntar para todo o seu grupo de amigos se deve ou não alugar tenda para festa, por exemplo.

Embora a baixa autoestima possa parecer inofensiva a um primeiro momento, ela, na verdade, pode acarretar em uma série de problemas posteriormente, tornando atividades simples do dia a dia mais difíceis e até mesmo desenvolvendo problemas psicológicos mais graves.

Em contrapartida, a alta autoestima possui muitos benefícios a quem a possui, transferindo uma maior confiança e aumentando a possibilidade de se conquistar os seus objetivos.

Por exemplo, uma pessoa com uma alta autoestima consegue passar maior confiança em uma entrevista de emprego ou então simplesmente realizar a montagem de stands para feiras, perseguindo um sonho profissional que possui.

Todavia, tanto a alta quanto a baixa autoestima possuem os seus benefícios e desvantagens, sendo imprescindível saber equilibrar os dois.

Continue lendo esse artigo e compreenda um pouco mais sobre o que é realmente a autoestima e como você pode desenvolvê-la dentro de você, se tornando assim mais confiante.

O que é autoestima?

A autoestima é simplesmente a imagem e a opinião que cada um possui de si mesmo. Essa imagem é construída através das experiências pessoais pelas quais cada pessoa passa, da imagem que as outras pessoas possuem sobre você e também como você mesmo se vê.

Com isso, mesmo se você for ótimo em criar o design de adesivos de parede personalizados, por exemplo, mas não acreditar que realmente possui esse talento, a sua autoestima em relação a isso será muito baixa.

Além disso, a autoestima também se baseia nas suas experiências passadas, onde elas podem impactar diretamente no seu comportamento atual e como ele será no futuro.

Uma pessoa com uma alta autoestima consegue desenvolver uma série de benefícios para si mesma, onde dentre eles existe um relacionamento melhor com os outros.

Isso acontece porque o indivíduo obtém a capacidade de se posicionar melhor diante dos outros, onde, por exemplo, se deseja instalar um isolamento acústico em um quarto, por exemplo, consegue se expressar melhor com o próximo.

Além disso, uma pessoa com alta autoestima consegue entender a opinião do outro, possuindo uma maior empatia com ele.

Isso acontece porque é muito difícil valorizar o outro se não se valoriza a si mesmo. Quando não se conhece, a pessoa tende a procurar no outro aquilo que lhe falta, tentando preencher o vazio que existe dentro de si.

Já quando se possui uma alta autoestima, o indivíduo consegue reconhecer a si mesmo e adquire a capacidade de viver uma vida mais leve, plena e consciente.

Como ter uma autoestima mais elevada?

Essa é uma pergunta muito procurada, em especial nos dias atuais, onde a mentalidade saudável é constantemente discutida.

Com os muitos benefícios que uma alta autoestima pode proporcionar a você, existe a grande dúvida em relação a como deixá-la mais elevada.

Dessa forma, você consegue vender um cinto de couro legitimo feminino a qualquer um, obtendo maior confiança no seu trabalho e no que vende, pode conquistar o emprego dos sonhos, se relacionar melhor com os outros e entre muitas outras vantagens.

Existem muitos fatores que levam uma pessoa a obter um relacionamento saudável consigo mesma, valorizando as suas qualidades e conhecendo suas fraquezas, as aceitando.

Com isso, para conseguir obter um desenvolvimento pessoal, aumentando assim a sua autoestima e se tornando consciente do seu ser, aqui estão algumas atitudes a serem realizadas:

  • Foque no autoconhecimento;
  • Seja mais realista em relação às suas expectativas;
  • Não busque pela perfeição;
  • Não se compare com o outro;
  • Faça pausas diárias;
  • Se exercite.

Essas são apenas algumas das tarefas que você pode realizar em seu dia a dia, com o intuito de aumentar a sua autoestima e valorizar mais a si mesmo.

Foque no autoconhecimento

O autoconhecimento é um fator muito importante para qualquer área da vida, onde é necessário sempre possuir uma visão realista em relação aos seus pontos fortes e fracos.

Todas as pessoas possuem habilidades dominantes, conseguindo se sobressair dos demais, enquanto que também possuem pontos em que possuem certa dificuldade.

Por exemplo, um indivíduo pode ser ótimo confeccionando ecobags personalizadas enquanto não possui tanta maestria na área de exatas. Com isso, é preciso que você compreenda as suas limitações e o que fizeram com que elas surgissem.

Ao conhecer a sua história e os motivos que levaram o seu eu a se tornar o que é hoje, você consegue ter mais empatia consigo mesmo, conseguindo desenvolver o processo regenerativo do amor-próprio.

O autoconhecimento não é uma ferramenta de tortura, mas sim uma forma de se compreender um pouco mais, podendo identificar os aspectos que o tornam único e sendo mais gentil consigo mesmo.

Seja mais realista em relação às suas expectativas

Um elemento que pode ser muito frustrante no dia a dia das pessoas é a construção de metas que são completamente irreais. Com isso, ao não conseguir atingi-las, o indivíduo acaba se decepcionando consigo mesmo em relação ao seu desempenho.

As chances de conseguir realizar as metas e objetivos irreais que você criar para si são mínimas, o que só proporciona um sentimento de fracasso ao não conseguir realizá-los.

Por exemplo, se dentro de uma hora você estabelece que precisa fazer a comida, ir ao mercado para comprar o clipe nasal para máscara do seu filho e ainda se preparar para a reunião e que acontecerá no fim dessa hora, as chances de realizar tudo isso são mínimas.

Com isso, você consegue apenas se frustrar com o resultado adquirido e se cansar facilmente, correndo para atingir metas ilusórias. Por esse motivo, é muito importante que você reflita sobre as metas que cria e a possibilidade delas se concretizarem.

Ao se frustrar constantemente com o seu desempenho, você impacta negativamente a sua autoestima, enquanto que ao formular metas realistas e alcançáveis, você consegue obter pequenas vitórias todos os dias, melhorando a sua autoestima.

Não busque pela perfeição

Ninguém é perfeito e disso todo mundo sabe. Entretanto, muitas pessoas se cobram demais, esperando efetuar as suas tarefas com maestria.

Além disso, o perfeccionismo pode muitas vezes o paralisar, fazendo com que você tenha medo de errar e, consequentemente, protelando uma série de afazeres.

Com isso, a sua autoestima pode ser afetada de forma negativa, uma vez que os seus objetivos não são concluídos. Esse pode inclusive se tornar um círculo vicioso, onde existe uma alta cobrança e uma baixa realização de tarefas.

Para que isso se encerre, você deve esperar apenas pelo seu melhor naquele momento, tendo em mente que provavelmente vai errar em algum momento e que daqui há alguns anos pode até mesmo fazer muito melhor.

Por exemplo, se você deseja construir uma empresa, pode começar com um planejamento básico e itens pequenos, como um cordão para crachá, canetas e folha sulfite.

Com isso, você consegue desempenhar o seu melhor no momento, passando para etapas mais complicadas no decorrer do tempo e lidando com os erros de forma bem humorada.

Não se compare com o outro

Ninguém é igual a ninguém, uma vez que, como já mencionado, uma pessoa se destaca mais em uma área enquanto outra se destaca mais em outras atividades.

É muito difícil não se comparar com o outro, uma vez que as redes sociais mostram constantemente a vida do próximo. Entretanto, esse ato pode ser muito prejudicial para a sua autoestima, além de serem muito injustas por ninguém saber o que realmente acontece na vida dos outros.

Faça pausas diárias

As pausas diárias permitem com que você reflita sobre tudo aquilo que já conseguiu conquistar no dia, obtendo tempo para comemorar as pequenas vitórias que acontecem na vida.

Muitas vezes, com a correria do dia a dia, as pequenas conquistas são facilmente esquecidas, estando sempre olhando para as vitórias maiores e querendo sempre mais.

É muito importante separar um período do seu dia para apreciar tudo aquilo que você já conquistou e refletir sobre si mesmo.

Se exercite

O exercício possui muitos benefícios para o corpo e para a mente, uma vez que ele tem relação direta com o autocuidado e consegue liberar hormônios capazes de transmitir a sensação de realização e felicidade.

A autoestima é muito importante para todas as pessoas, onde mesmo na correria do dia a dia, é essencial separar um tempo para ela e a desenvolver em sua vida.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *