A realização periódica de um check-up de saúde permite a detecção precoce de doenças e identificação de riscos futuros, com ações preventivas eficazes
A realização rotineira de um check-up de saúde é o primeiro passo para prevenir doenças e viver melhor. Prova disso está nas expectativas de vida da população, que aumentam ano após ano. A evolução da medicina vem permitindo que as pessoas em todo o mundo vivam mais e melhor. Para isso, é preciso utilizar todos estes avanços que estão a nosso alcance e cuidar da nossa saúde, quando possível, antes mesmo de surgirem sinais de problemas.
Quem procura, acha?
Ter a oportunidade de identificar um problema de saúde antes mesmo de surgirem os primeiros sintomas é um privilégio. A grande maioria das doenças, em suas fases iniciais, são muito mais simples e fáceis de tratar.
Cedo ou tarde, os problemas aparecerão, e conforme o estágio em que forem diagnosticados, nem sempre será possível chegar à cura ou garantir uma recuperação sem nenhuma sequela. Assim, quanto antes pudermos identificar qualquer que seja o problema, melhor.
Como é o check-up?
Um check-up é composto de exames clínicos e laboratoriais em diversos órgãos. Os exames serão indicados de acordo com o paciente, seu histórico familiar, condições clínicas, queixas e exames realizados anteriormente.
Entre as doenças mais importantes que um check-up pode diagnosticar precocemente e até mesmo prevenir, estão doença coronariana, acidente vascular cerebral (AVC), diversos tipos de câncer e diabetes.
Além do aspecto preventivo, o check-up permite ao médico identificar hábitos de vida que vem sendo prejudiciais à saúde do paciente e que podem ser melhorados, especialmente com relação à alimentação, prática de atividade física e até mesmo sono.
Quem deve realizar um check-up?
O check-up é indicado a todas as pessoas a partir dos 35 anos, ou conforme orientação médica. A periodicidade dos exames varia conforme a idade e o paciente, mas em geral acontece anualmente. Em caso de dúvidas, procure o seu médico de confiança.
Prevenção e diagnóstico precoce
Um check-up deve contemplar diagnóstico, promoção de saúde e bem-estar. Em geral, os exames devem avaliar buscar detectar precocemente e/ou prevenir questões como:
- Diferentes tipos de câncer
- Doença coronariana e outros problemas cardíacos
- Diabetes
- Obesidade
- Problemas de pele
- Problemas de tiroide
- Distúrbios digestivos e nutricionais
- Problemas emocionais (ansiedade, estresse, depressão)
- Osteoporose
Dr. Daniel Lerario
O Dr. Daniel Lerario, clínico geral e endocrinologista, mestre e doutor pela Escola Paulista de Medicina, foi um dos pioneiros na unidade de medicina preventiva do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, tendo sido responsável médico pelo check-up por cinco anos.
Além disso, fez estágios em núcleos de prevenção de importantes centros médicos internacionais, como a Clínica Mayo e o Hospital John’s Hopkins, nos Estados Unidos. Por isso, sua atuação está sempre focada na promoção da saúde e prevenção de doenças através da realização de check-ups.