No Dia Internacional das Pessoas Idosas, especialistas destacam benefícios da musculação e dos exercícios cardiovasculares para pessoas acima dos 60 anos
Celebrado neste domingo (1/10), o Dia Internacional das Pessoas Idosas traz um questionamento cada vez mais fundamental: como garantir que a crescente longevidade deste grupo caminhe lado a lado com a melhora de sua qualidade de vida? Estudos recentes mostram que, embora a resposta combine múltiplos fatores, a prática da atividade física é a constante mais frequente nesta equação.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apenas 24% dos cerca de 37 milhões de brasileiros acima dos 60 anos fazem algum tipo de atividade física. O número preocupa, já que especialistas das mais diversas áreas de conhecimento apontam a prática como fundamental para a saúde do corpo e da mente.
Corroborada pelas recomendações do Ministério da Saúde, essa relação direta entre a qualidade de vida da pessoa idosa e os exercícios físicos foi pauta de uma ampla revisão bibliográfica publicada pelo periódico internacional ‘ID on line’, em 2019.
Nomeado “Contribuição da atividade física para a qualidade de vida dos idosos: Uma Revisão Integrativa da Literatura”, o artigo analisou 10 trabalhos publicados por SCIELO, LILACS e PubMed, referências mundiais no âmbito das publicações científicas, e concluiu que os idosos que praticam atividade física experimentam benefícios como: melhora na capacidade funcional e cognitiva; diminuição do isolamento e melhora do relacionamento familiar e social; e redução das chances de desenvolvimento de depressão.
Para além dos estudos acadêmicos, o impacto da atividade física na qualidade de vida dos idosos pode ser observado em situações práticas como a de Tereza Lastorina, de 94 anos. Praticante de modalidades como musculação e caminhada, ela comemora os efeitos dessa rotina ativa em seu dia a dia.
“Eu faço tudo. Cozinho, vou ao mercado sozinha e ando cerca de dois quilômetros todos os dias. Coisas que, na minha idade, eu não faria se não fosse a atividade física. Para falar a verdade, eu nem me sinto com 94 anos”, contou a idosa.
Treinador da Smart Fit, Bruno Silva afirma que, embora cada indivíduo tenha de ter sua individualidade avaliada na montagem de um programa de exercícios físicos, a rotina seguida por Tereza é, em linhas gerais, a mais recomendada para pessoas com mais de 60 anos.
“Os exercícios aeróbicos, como a caminhada, são ótimos para baixar a pressão arterial, controlar o açúcar no sangue, bem como melhorar o fluxo sanguíneo e as condições cardiorrespiratórias. Já a musculação combina força e flexibilidade, o que torna os músculos mais resistentes e auxilia na capacidade funcional do idoso, aumentando seu equilíbrio e prevenindo quedas”, detalhou o treinador, complementando que as atividades aquáticas também são ótimas opções, pois reduzem o impacto nas articulações e possuem funções ortopédicas.
Quer comemorar o Dia do Idoso com mais qualidade de vida? Confira abaixo e no link um exemplo de treino recomendado pelo treinador Bruno Silva para idosos devidamente liberados para a prática da atividade física.
Melhora da Capacidade Funcional e Aptidão Física
Realizar 2x na semana
- Parte Inicial
Caminhada leve ou esteira por 15 minutos
- Parte Principal
Remada curvada fechada 3×12
Agachamento 3×12
Supino com halter 3×12
Afundo 3×12
Abdominal curto 3×12
Hiperextensão de lombar 3×12
- Parte Final
Alongamento dinâmico de braços 2×15 segundos
Mobilidade de tronco 2×15 segundos
Alongamento de posterior 2×15 segundos
Alongamento de quadríceps 2×15 segundos
Sobre o Grupo Smart Fit
O Grupo Smart Fit detém as marcas de academias Smart Fit e Bio Ritmo, as marcas de academias studios Race Bootcamp, Vidya Studio, Tonus Gym e Jab House, além dos produtos digitais Total Pass e Queima Diária. A rede é líder do mercado de academias na América Latina e a quarta maior do mundo em número de clientes. Em junho de 2023, o número de clientes ativos chegou a mais de 4,2 milhões nas mais de 1250 unidades do grupo. No Brasil, a Smart Fit está presente em mais de 160 cidades, em todos os 26 estados e Distrito Federal. Fora do Brasil, atua em aproximadamente 140 cidades e 14 países. Conheça mais sobre a Smart Fit no site oficial.