A drenagem linfática foi criada no início do século passado para ajudar na cura de enfermidades. Hoje, virou ritual de beleza e um procedimento de rotina para muitas mulheres que sofrem com a retenção de líquido. A drenagem ajuda o sistema linfático a funcionar, eliminando as toxinas presentes no corpo mais facilmente.
A massagem de origem brasileira conquista simpatia de estrangeiros, um tratamento desintoxicante e de contorno com a massoterapeuta Josie Rushing. “Massagens linfáticas são uma maneira suave de estimular ou encorajar o movimento natural do fluido linfático no corpo, que transporta o fluido residual para longe dos tecidos” diz.
“A linfática brasileira funciona em três níveis distintos: dentro, fora e com relaxamento”, diz Rushing. “Ele tem como alvo todos esses tecidos com apenas uma sessão, e as sessões são personalizadas para atender ao tipo de corpo, problemas e necessidades de cada cliente”.
Idealmente, você seria capaz de fazer uma massagem linfática semanalmente, mas um objetivo mais realista seria uma vez por mês.
Confira 10 motivos para fazer uma drenagem linfática:
1. Impurezas: o sistema linfático tem a função de eliminar do corpo as impurezas rejeitadas pelas células. Fazendo ele funcionar melhor, ajudará o corpo a eliminar tudo “o que não presta”.
2. Sem inflamações: quando há problemas no sistema linfático, aparece o acúmulo de líquido, inimigo das mulheres. Esse líquido não fui normalmente, causando inflamação nos tecidos ao redor. É aí que surgem as celulites e as varizes.
3. Celulite controlada: como a drenagem funciona como um processo de desintoxicação, ela diminui o aspecto da celulite.
4. Dois em um: quando você investe nesse tipo de tratamento, tende a ficar mais atenta em outros hábitos que potencializam o resultado. Para a drenagem realmente funcionar, você deve controlar a alimentação e colocar o corpo em movimento.
5. Adeus, conservantes: os descuidos com a alimentação sobrecarregam o sistema linfático. Mas quem consegue viver sem comer corantes, conservantes e agrotóxicos uma vez ou outra? Não tem jeito: toda essa impureza precisa ser eliminada, e a drenagem ajuda a mandar esses acúmulos embora.
6. Mais água: em qualquer clínica que você vá, será aconselhada a beber ainda mais água antes e depois de cada sessão. Adote esse hábito, que ajudará o seu corpo a eliminar mais rapidamente as toxinas.
7. Relaxamento extra: engana-se quem pensa que a drenagem é uma massagem forte e modeladora. Ela é suave e relaxante, e não deve deixar hematomas na sua pele. Roxinhos pelo corpo geram inchaço, o que a drenagem combate.
8. Fora, gordura: macromocélulas como a gordura também são eliminadas durante a drenagem, mas isso não significa que a massagem queima calorias. Você pode perceber que ficará mais fininha, mas isso acontece devido o aumento da circulação e o fim do inchaço corporal.
9. Pernas cansadas: se você fica muito tempo sentada ou em pé durante o dia, sem se movimentar, sabe o quanto é desagradável a sensação de pernas cansadas. Isso prejudica o sistema vascular, dá varizes e vazinhos, e a drenagem ajuda a ativar a circulação dessa área.
10. Alívio para gestantes: se você está grávida, investir na drenagem vai além do luxo. Como ela ajuda a desinchar e relaxar, é ótima para fazer no final da tarde, fazendo você dormir melhor e sentir menos o inchaço gestacional.
Mais sobre Josie Rushing
Formada em massoterapia nos EUA, a empreendedora brasileira de apenas 38 anos, desenvolveu uma técnica inédita e exclusiva de massagem para esculpir o rosto e corpo de centenas de mulheres. Ela associou a drenagem linfática típica brasileira com a necessidade da mulher Americana (massoterapia) e a partir daí desenvolveu um procedimento estético inovador, que tem feito muito sucesso, inclusive com celebridades internacionais.
@josierushing