Isa Santini

Saiba o que faz um CSO dentro de uma empresa e conheça quatro habilidades para obter sucesso no cargo

Beleza

Isa Santini, CSO e sócia-fundadora do Ateliê Beauty, é quem esclarece quais são as responsabilidades da função e elenca quatro competências fundamentais para uma boa gestão

Comum no mercado de trabalho internacional, a adoção de termos em inglês vem se tornando cada vez mais usual nas intitulações de cargos de liderança em empresas brasileiras. Muito mais do que siglas estampadas nos cartões de visita e assinaturas de e-mail, as abreviações empresariais ganham uma nova roupagem no universo executivo para designar as posições e responsabilidades dentro das organizações. Dentre eles, está o título corporativo CSO – sigla, em inglês, para Chief Sales Officer -, o qual vem sendo empregado no Brasil para falar do cargo mais alto do departamento de vendas das corporações.

“Ainda que o termo empregado seja relativamente recente no Brasil, o cargo de CSO, ou diretor de vendas, é bem consolidado e fortalecido no mercado há anos e refere-se ao profissional que lidera outros gerentes de vendas, com o objetivo de garantir que as metas e os propósitos da empresa sejam conquistados” explica a empresária Isa Santini, CSO e sócia-fundadora do Ateliê Beauty, spa conceito que oferece uma nova experiência para cuidar do corpo e da mente, com duas unidades em Campinas e uma em São Paulo.

Segundo ela, o cargo exige muito além da qualificação e know-how do segmento de vendas, sendo fundamental compreender e saber lidar com os altos e baixos do mercado. “Quando assumi essa função, foi necessário conhecer, a fundo, o meu mercado, ou seja, as tendências, desafios e quem eram os meus concorrentes, clientes e parceiros. Essa compreensão me permitiu desenvolver estratégias de vendas que seriam eficazes para com o objetivo do meu negócios e ajustá-las conforme necessário”, explica a empreendedora, que é formada em Administração de Empresas e que começou sua carreira como estagiária na empresa multinacional da família, onde trabalhou por 12 anos antes de criar o seu próprio negócio.

Com o propósito de esclarecer as funções e responsabilidades de um CSO, Isa Santini elenca, a seguir, quatro fatores essenciais para as competências do cargo e explica como colocá-los em prática no dia a dia empresarial. Confira: 

  1. Seja um líder presente

De acordo com a empresária, o cargo de CSO exige que o(a) profissional esteja à par de tudo o que acontece no ambiente interno e externo da organização. Dessa forma, é possível medir o andamento da operação como um todo, além prever potenciais problemas e desafios que possam surgir e estar próximo(a) à equipe. “Dentro dos nossos rituais de gestão, temos uma reunião semanal, a qual toda a equipe do Ateliê deve estar presente, desde a de vendas, até mesmo as terapeutas e outros colaboradores. É fundamental que a empresa esteja alinhada com as metas, objetivos e propósitos do negócio. São nesses encontros que consigo inspirar e motivar minha equipe para alcançar nossos objetivos, sendo um espaço onde conseguimos delegar tarefas, fornecer feedbacks e criar estratégias para o nosso plano de ações”,  explica.

  1. Plano de ação claro e alcançável

Segundo Isa, uma das principais características sobre o cargo de CSO é ser capaz de estabelecer metas claras e alcançáveis, as quais sejam alinhadas com os objetivos e metas da empresa. “No Ateliê, acreditamos que uma meta deve ser coletiva e não individual, visto que todos os colaboradores da empresa trabalham por um mesmo propósito. Além disso, também é importante que as metas sejam atraentes para a equipe, com o propósito de engajar e motivar os colaboradores”, explica. Para a empresária, ter um plano de ação é o primeiro passo para estabelecer as estratégias e ações que vão ser colocadas em prática e realizar reuniões semanais para o alinhamento das atividades e responsabilidades de cada profissional também é fundamental.

  1. Conheça o seu cliente

Como citado acima, conhecer o mercado onde o negócio está inserido é fundamental para entender quais são as expectativas e desejos do seu público-alvo. De acordo com a CSO do Ateliê Beauty, isso permite que o profissional desenvolva estratégias de vendas que atendam as necessidades do público, visando fidelizar os clientes e atrair novos compradores para o negócio. “Ao aprimorar essa habilidade, você estará bem equipado e preparado para liderar uma equipe de vendas bem-sucedida e, ainda, impulsionar o crescimento da sua empresa”, sugere Santini.

  1. Comunicação eficaz

“Um bom CSO deve ser capaz de se comunicar com os colaboradores de forma humana, assertiva e eficaz, visto que a responsabilidade do cargo exige não só a liderança da equipe de vendas, bem como da equipe executiva como um todo”, finaliza Isa Santini. Segundo ela, essa habilidade inclui a capacidade de apresentar ideias e estratégias de vendas de forma clara e convincente, além de transmitir os valores e propósitos da organização para a equipe e no mercado.

Serviço
https://ateliebeauty.com.br/

Agendamentos e dúvidas: (19) 99917-1017

Unidades

– Cambuí (Rua Joaquim Novaes, 102 – Cambuí – Campinas/SP)

– Cidade Jardim (Av. Magalhães de Castro, 4800 – Conj. 51 – Cidade Jardim – São Paulo/SP)

– Galleria Shopping (Av. Bailarina Selma Parada s/nº – Jardim Nilópolis – Campinas/SP)

Isa Santini

Sobre a Isa Santini

Sócia-fundadora e CSO do Ateliê Beauty, spa conceito que oferece uma nova experiência para cuidar do corpo e da mente com duas unidades em Campinas e uma em São Paulo, Isa é um dos maiores nomes e especialista no universo do luxo e beleza. Conhecida por seus projetos beneficentes, como o Desapego by Isa Santini – que vende peças de grife de marcas como Chanel, Valentino, Prada, Dolce Gabbana e Dior, para arrecadação de dinheiro para instituições -, a empresária foi modelo para boneca da Brinquedos Estrela “Baby Isa”, iniciativa que doou mais de 3.000 bonecas para crianças carentes. Isa também conta com três collabs de produtos de bem-estar, skincare e lifestyle exclusivos: a “Essence by Isa Santini e Ateliê Beauty”, a “Shine by Isa Santini” e sua linha de olhos gregos confeccionadas com pedras energizantes, junto à AA Gioielli, joalheria que se inspira na moda, arte, história e natureza para criar peças com design exclusivo.

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