O consumo exagerado de álcool pode provocar doenças como a aterosclerose, uma complicação cardíaca que culmina em derrame e infarto.
Cientistas britânicos acompanharam 3.896 voluntários durante 25 anos e chegaram à conclusão que a ingestão regular de bebidas alcoólicas contribui severamente para o desgaste de um dos principais elementos do sistema cardíaco: as artérias.
Nesse estudo foi observado que homens que bebiam quantidade acima das consideradas seguras apresentavam um endurecimento dos vasos que distribuem o sangue pelo corpo humano.
Os achados e conclusões deste estudo foram publicados na última edição da revista da Sociedade Americana do Coração. De acordo com os investigadores, esses achados podem servir como mais um alerta para os prejuízos causados pelo álcool.
A rigidez arterial
Não apenas pelos riscos de aterosclerose, mas também pela qualidade do seu trabalho em uma empresa de painéis elétricos, não se deve consumir álcool de forma exagerada.
A rigidez arterial é um tipo de fenômeno que sempre chamou a atenção de especialistas na área cardíaca. Se trata de um indicador importante do envelhecimento cardiovascular conhecido por estar fortemente associado com doenças cardiovasculares e mortalidade.
Tudo isso é explicado pelo principal autor do estudo e pesquisador da University College, em Londres, Darragh O’Neill.
Como mencionamos, este estudo abordou:
- 3.896 participantes;
- Entre 30 e 50 anos;
- Nenhum deles apresentava problemas cardíacos;
- 73% eram homens.
Ao longo de 25 anos, os pesquisadores compararam dados sobre a ingestão de álcool pelo voluntário com medições da velocidade de fluxo das principais artérias da coxa e do pescoço.
A base da comparação foi a determinação da Associação Americana do Coração, que define como consumo moderado de álcool a média de uma a duas doses de bebida por dia para homens, enquanto para mulheres recomenda-se uma dose de bebida.
Certamente ao não consumir álcool em sua rotina diária, seu desempenho em uma fábrica de metal duro será bem melhor.
Os pesquisadores perceberam no estudo que os homens que bebiam uma quantidade maior que a estabelecida apresentavam maior rigidez arterial.
O’Neill resume que o estudo mostrou de forma consistente que beber acima dos níveis recomendados pode resultar em uma maior perda da elasticidade das artérias, particularmente em homens, quando comparados às pessoas que bebem menos.
A equipe responsável pelo estudo ainda não sabe dizer como o álcool provoca a aterosclerose, mas levanta uma hipótese.
Esses cientistas sabem que o consumo moderado da bebida alcoólica aumenta os níveis de HDL no sangue, também conhecido como colesterol bom, que consegue absorver a gordura depositada nas artérias.
Já o consumo exagerado de álcool não provoca esse efeito positivo para o organismo humano.
Uma maior ingestão de bebidas alcoólicas ativará enzimas que levariam ao acúmulo de colágeno, o que poderia ser o fator que exacerba a taxa de endurecimento arterial, como nos explica O’Neill.
Ao consumir bebidas alcoólicas, se hidrate muito, podendo usar uma garrafa squeeze atacado para fazer isso com todo charme e estilo.
Moderação do bem
O cardiologista André Wambier do Hospital do Coração de Brasília ressalta que os benefícios da ingestão moderada de álcool são conhecidos.
Muitos chamam isso de paradoxo francês, pois os franceses sempre consomem o vinho, e apesar de sua comida ser gordurosa, existem poucos casos de problemas cardíacos.
Muitas investigações mostraram que o vinho tinto e o álcool consumido com moderação podem ajudar a evitar problemas cardíacos devido a produção de HDL.
Claro que não é uma recomendação médica fazer uso das bebidas, principalmente para aqueles que não consomem. O cardiologista frisa que quando o paciente diz que bebe, é aconselhado que o consumo seja feito de forma moderada.
O cardiologista Wambier também acredita que uma possível produção exagerada de colágeno seja a explicação para a questão de porque as pessoas que bebem mais têm um maior enrijecimento das artérias.
E o especialista nos alerta para os malefícios causados por essa complicação, uma vez que é algo muito danoso.
Ocorre uma interferência direta na circulação, uma vez que as artérias precisam ser mais elásticas para que a onda de pulso do sangue seja suficiente para correr por todo o corpo.
Ao ocorrer falhas nesse funcionamento ideal, temos problemas que podem levar a complicações maiores. Fazer um consumo moderado de álcool é fundamental até mesmo para você conseguir tirar a cnh moto preço.
O efeito é apenas nos homens?
Em relação aos danos terem sido percebidos apenas dos homens, os especialistas acreditam que a explicação está na distinção no organismo de cada gênero. Talvez isso ocorra pois o HDL é um tipo de colesterol que tem efeitos mais benéficos para as mulheres.
A quantidade ideal de HDL para homens é acima de 40 mg, e para as mulheres é acima de 50 mg. Esse fator pesa bastante porque, quando a mulher ingere bebidas alcoólicas, esse HDL aumenta, não se tornando danoso a ela.
Outro fator que deve ser considerado é que no estudo eles determinaram uma quantidade mínima para mulheres menor do que para os homens, e isso pode ter pesado nos resultados.
Em caso de fazer consumo exagerado de bebidas alcoólicas, procure por máquinas de café para alugar, pois essa substância pode ser muito benéfica para a conhecida ressaca.
Mas de forma independente do efeito diferenciado entre homens e mulheres, os autores britânicos defendem que os resultados do estudo podem ajudar a melhorar as intervenções que previnem o endurecimento arterial.
Hoje em dia temos tratamentos farmacológicos e não farmacológicos que podem incluir mudanças na dieta e a diminuição do consumo de álcool.
Os pesquisadores da área pretendem estudar mais a fundo o tema, e O’Neill afirma que existem planejamentos para harmonizar e vincular dados em vários cortes.
A intenção é examinar e associar a ingestão de álcool ao longo do tempo e seus efeitos sobre o sistema cardiovascular e outras doenças.
Certamente para trabalhar em uma empresa de instrumentos cirúrgicos de alta qualidade é muito importante que o sujeito tenha um consumo moderado de bebidas alcoólicas.
Palavra de especialista
É preciso estar sempre atento, pois as consequências da aterosclerose podem ser fatais para o indivíduo. A pesquisa realizada é muito importante pois alerta sobre o consumo de bebidas alcoólicas como um fator que pode provocar a aterosclerose.
Essa é uma análise que foi feita por um longo período de tempo, acompanhando os voluntários por mais de 20 anos, e que embasa os suspeitos malefícios do consumo exagerado de álcool.
Ainda que não se saiba ao certo qual é o mecanismo envolvido nessa relação, sabemos que esse problema tem consequências fatais, já que a doença cardiovascular é uma das que mais mata atualmente.
No Brasil, a recomendação sobre a quantidade de álcool a ser ingerida, proposto pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, é um pouco diferente da utilizada pelos cientistas: são 30g de álcool por dia para homens e 15g de álcool para as mulheres.
Se você teve problemas de saúde recentemente, deve ficar atento e buscar por um atestado de saúde ocupacional retorno ao trabalho.
Considerações finais
Neste artigo você aprendeu mais sobre uma recente descoberta dos pesquisadores que relacionam o consumo exagerado de álcool e a aterosclerose.
Não se sabe com certeza como funciona essa relação, mas ela foi medida em um estudo que durou mais de 20 anos e englobou uma boa amostra de pessoas, sendo em sua maioria homens.
O enrijecimento das artérias se mostrou um fator preocupante principalmente para os homens. No entanto, o fato da dose mínima considerada para mulheres ser mais baixa que para os homens pode ter influenciado nos resultados do estudo.
O álcool, quando consumido com moderação, tem um bom efeito no nosso organismo, aumentando as taxas de HDL, o chamado colesterol bom.
No entanto, quando consumido em excesso, o álcool pode ser um grande problema, agravando doenças e até mesmo afetando famílias.
Todos os setores e segmentos do mercado, como uma empresa fabricante de ducha oftálmica, buscam por profissionais competentes e que não tenham problemas com bebidas, afinal isso pode levar a um grande decaimento da performance.
A Sociedade Brasileira de Cardiologia sugere que o consumo saudável seja de até 30g para homens e de 15g para mulheres.
Busque um estilo de vida saudável e proteja seu sistema cardiovascular, com um baixo consumo de álcool, uma dieta equilibrada, muito consumo de água e exercícios regulares.
Certamente após ler este artigo você está mais atento aos danos que a ingestão não moderada de bebidas alcoólicas pode causar. Proteja ao máximo seu sistema circulatório, uma vez que ele é responsável pela distribuição de nutrientes e oxigênio para as células.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.