Rinite, sinusite e alergias: como evitar crises durante o tempo seco?

Rinite, sinusite e alergias: como evitar durante o tempo seco?

Saúde

Crises alérgicas como sinusite e rinite costumam ter uma piora significativa em períodos mais secos. Entre os sintomas de quadros como esses de alergia, podemos pontuar os mais comuns, que são:

  • Espirros;
  • Coceira no nariz e garganta;
  • Coriza;
  • Obstrução nasal.

Neste artigo você vai entender melhor as consequências do tempo seco para a saúde, ver as principais doenças e conferir muitas dicas para evitar crises.

O tempo seco e suas consequências para a saúde

O tempo seco é um dos maiores problemas para quem sofre com alergias, o que é muito comum durante o inverno. Nesse sentido, a baixa umidade do ar é a grande vilã da história, e agora vamos entender porque o tempo seco piora as alergias respiratórias.

Essa condição do clima causa o ressecamento das vias aéreas, favorecendo a proliferação de vírus e o agravamento de alergias e doenças respiratórias.

Diversas partículas ficam suspensas no ar nos mais diversos locais em que estamos, como em um galpão para alugar, sendo inaladas pela pessoa com as vias secas e com poucas defesas.

Entre os principais sintomas alérgicos estão coceiras, espirros, coriza, conjuntivite e manifestações na pele, como urticária. Nesse tempo de estiagem, respiramos um oxigênio mais seco, que para chegar ao pulmão precisa de um esforço maior do sistema respiratório.

Quais as principais alergias?

Pontuamos abaixo as principais doenças e alergias respiratórias que se agravam em tempos secos.

Reações alérgicas

Pessoas mais suscetíveis ao clima podem apresentar tosse seca, crises de rinite, ressecamento da pele, coceiras e falta de ar, de forma que crianças e idosos são mais vulneráveis.

Asma

A asma é uma doença crônica, onde o pulmão do portador é mais inflamado. No tempo seco e ar chega menos filtrado e isso sobrecarrega o sistema respiratório.

Rinite alérgica

No tempo seco existem muitas substâncias tóxicas e micropartículas de poeira que ficam suspensas no ar, irritando a mucosa nasal e provocando a rinite. Em seu trabalho como distribuidor de tinta epóxi para piso, é preciso estar atento ao surgimento de crises.

Sinusite

No período seco, as membranas que revestem os seios nasais não drenam o muco com tanta eficácia, pois ele fica mais espesso pela falta de umidade.

Uma vez que o ar não circula de forma adequada, vírus e bactérias se reproduzem com facilidade e favorecem a sinusite, caracterizada por uma inflamação na face.

Bronquite

A bronquite é a inflamação dos brônquios, caracterizada pela tosse e o aumento de secreção da mucosa dos brônquios, acompanhada ou não de febre. Atinge principalmente as crianças.

Faringite

Devido aos vírus e bactérias presentes no ar, gripes, resfriados e faringites são muito comuns no tempo seco. Para manter o corpo hidratado é aconselhável beber de 2 a 3 litros de água diariamente e consumir frutas ricas em água, como abacaxi, laranja, morango, melão e melancia.

Irritações nos olhos

É muito comum no tempo seco que as impurezas do ar entrem em contato com os olhos e causem irritações. Sintomas como coceira, vermelhidão, dor e aumento da secreção lacrimal são os mais comuns.

Para se proteger, use óculos e pingue colírios que imitam lágrimas, tomando cuidado para não optar por um colírio com corticóides, que podem prejudicar seus olhos se usado de forma indevida.

Tome cuidado com a poeira acumulada sobre os objetos e móveis, limpando adequadamente todas as superfícies, como uma porta de enrolar manual.

Dicas para evitar crises alérgicas

Existem alguns cuidados simples que se seguidos diariamente podem evitar o agravamento das crises.

Evite a poeira

Falamos da poeira, mas vale ressaltar aqui, pois os ácaros são um dos principais amigos da saúde respiratória. Mantenha a casa sempre limpa e arejada, lave cobertores e casacos que ficam muito tempo guardados regularmente e tire o pó de superfícies e objetos, como livros e ventiladores.

Manter a hidratação em dia

A hidratação é fundamental mesmo em temperaturas mais frias, pois a água é utilizada para o bom funcionamento do corpo e ajuda a manter as vias aéreas desobstruídas.

Ter hábitos saudáveis

Para preparar seu corpo para uma possível inflamação ou infecção, é preciso ter uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos regularmente, seja qual for sua profissão, como um fabricante de jogo americano personalizado.

Os alimentos certos ajudam na imunidade. Você sabia que tudo que entra no seu cardápio pode ter um papel importante na prevenção de doenças?

Uma alimentação saudável estimula o sistema imunológico das pessoas, e nesse sentido, frutas, verduras e fibras são essenciais para um bom funcionamento do organismo.

Alimentos com fibras, como verduras, legumes, frutas, leguminosas, grãos e cereais integrais, ajudam a manter a flora intestinal funcionando perfeitamente.

Esse bom funcionamento tem uma influência direta no sistema respiratório, pois é ali que ocorre o fortalecimento do sistema imune, que impacta diretamente na prevenção de doenças.

Alimentos ricos em vitamina C, como tangerina, laranja, mamão, kiwi, cenoura, brócolis, manga, goiaba, abacaxi, couve, limão e morango, são essenciais para o sistema imune, pois têm uma função antioxidante que atua na renovação celular.

Outra função importante da vitamina C é que ela ajuda na absorção do ferro. O consumo de probióticos, substâncias que melhoram a flora intestinal, auxilia muito no sistema imunológico.

Eles estão presentes em alimentos como o iogurte natural, o kefir, o chucrute, o picles e o leite fermentado.

É muito comum que você que trabalha com luminária para forro de gesso, e tem doenças respiratórias com frequência, tenha que tomar muitos antibióticos, que matam também as bactérias boas e os probióticos fazem essa reposição.

Além de comer bem, mantenha-se agasalhado e aquecido, aumente a hidratação, evite usar roupas guardadas há muito tempo, lave o nariz com soro fisiológico, tenha sua caderneta de vacinação sempre atualizada, evite locais fechados e aglomerações.

Mantenha os ambientes sempre ventilados e realize a limpeza com frequência. Encape colchões e use revestimentos impermeáveis em estofados e almofadas, evitando tapetes, pelúcias e objetos que retém poeira e mofo.

Colocar uma bacia de água no ambiente

Em seu escritório de limpeza de fachadas, você pode colocar uma bacia com água para melhorar a umidade do ar, ou usar umidificadores de ambiente.

Procurar atendimento médico

Caso os sintomas piorem, é fundamental buscar atendimento médico na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência.

Mais dicas: Como se prevenir nesse tempo seco

Infelizmente não temos o poder de controlar o clima, mas existem diversas medidas que podem ser tomadas preventivamente que preservam nossa saúde e bem-estar, e já falamos de muitas delas até aqui.

Em relação aos seus cuidados pessoais, aplique soro fisiológico no nariz e nos olhos, para evitar ressecamento, beba muita água, ainda que não sinta sede, evite colocar as mãos na boca, nariz e olhos.

Pratique exercícios físicos antes das 10 horas e depois das 16 horas para se proteger do sol, use protetor solar para hidratar e proteger a pele, e aproveite o vapor da água do banho para umedecer as narinas, respirando fundo e inalando o vapor.

Quanto ao ambiente, como sua casa, apartamento ou empresa de energia solar, evite aglomerações e a permanência em locais fechados e com baixa circulação de ar.

Deixe os ambientes sempre limpos e arejados, pois muita sombra e o tempo seco favorecem a proliferação de ácaros e fungos em móveis, cortinas, carpetes e tapetes. Cuidado com as vassouras que espalham pó por onde passam, e prefira aspiradores ou panos úmidos.

Use os ventiladores de teto como exaustor, puxando o ar para cima, pois ligados para baixo, eles espalham poeira e contaminam o ar. Por fim, não queime lixo ou mato para não prejudicar a saúde das pessoas em volta e provocar queimadas.

Considerações finais

As mudanças bruscas na temperatura e a baixa umidade do ar são características do outono e do inverno brasileiro, e podem ter um grande impacto sobre a imunidade e o sistema respiratório.

Piorando a situação, é nessa época que ficamos mais em ambientes fechados e pouco arejados, que contribui para a proliferação de vírus, e doenças como gripes, resfriados, bronquiolite, pneumonia, entre outras.

Essa época é ainda mais desafiadora para quem tem maior sensibilidade respiratória, principalmente as crianças, que são expostas a antígenos nas escolas e estão desenvolvendo seu sistema imunológico.

Você que tem uma empresa de toldo cortina ou qualquer outro negócio, precisa saber que o nariz é um órgão que tem a função de aquecer, filtrar e umidificar o ar.

Com o ar mais seco e com variações bruscas de temperatura, esse órgão sofre bastante e pode ter sua função comprometida. Quando o ar está frio demais, o nariz precisa trabalhar dobrado para compensar a diferença de temperatura.

Ainda que o sistema respiratório humano conte com um complexo mecanismo de defesa contra agentes nocivos, algumas vezes suas barreiras são vencidas e as doenças surgem.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *