Problemas de saúde gerados por dívidas

Problemas de saúde gerados por dívidas

Saúde

Se existe algo que pode tirar o sono e a tranquilidade de alguém são as dívidas que surgem em seu nome. Essa situação pode ser ainda pior quando pensamos em uma situação no qual esse indivíduo não tem a menor ideia de como irá pagar tais contas.

O pior é que esse tipo de caso vem se tornando cada vez mais comum no país, muito graças a situação instável da economia, fazendo assim com que a população passe a acumular um número grande de dívidas, mesmo sem saber como irá quitá-las.

Diversas são as razões que podem estar por trás disso, sendo importante destacar também a falta de preparo das pessoas em organizar as suas finanças, sendo isso algo importante de ser tratado tanto por quem gerencia um negócio como por quem atua individualmente.

Frente a isso é importante destacar também as diferenças entre quem mora sozinha de quem divide sua casa com sua família ou até mesmo com um colega de quarto, sendo necessário saber como compartilhar os débitos do imóvel para arcar com os seus deveres.

Diante disso é importante se organizar de acordo com a sua renda mensal, já que o perfil de quem atua em uma empresa de portaria daquele que comanda essa companhia pode ser completamente diferente, com o seu controle de gastos também tendo que ser diferente.

Cada indivíduo possui também suas próprias responsabilidades, pois enquanto para um o que pode estar em jogo é o trabalho de um grande número de funcionários, para o outro a sua preocupação está em garantir a melhor qualidade de vida para os seus filhos.

O que todos acabam compartilhando em comum é aquela inquietação que pode resultar de um grande número de dívidas que podem surgir em seu horizonte enquanto nenhuma solução se mostra possível, fazendo assim com que seus débitos se tornem ainda maiores.

É justamente aí que se encontra o problema das dívidas, pois se não forem organizadas elas podem acabar se tornando ainda maiores. E existem cenários que não possam ser impedidos por causa de uma dívida, como um hospital que precisa de jaleco descartável.

O mesmo vale para o ambiente doméstico, onde em uma casa é necessário pagar todos os meses a conta de luz, de água, colocar comida no prato das crianças, entre outras responsabilidades que podem acabar se acumulando na mente de uma pessoa.

Essa é uma situação que pode aumentar a tal ponto que pode deixar de ser um problema financeiro e se tornar uma questão de saúde. Algo bastante comum nas famílias brasileiras, diante do grande número de pessoas com dívidas crescentes em suas costas.

O problema do brasileiro com as dívidas

Em um período de crise é comum que exista uma certa instabilidade financeira e foi justamente isso o que aconteceu no mundo após os efeitos da pandemia, com a situação política de alguns países também interferindo e aumentando esse problema econômico.

Esse tipo de situação aconteceu nos mais diversos países, com o Brasil sendo um deles, com tal instabilidade chegando até mesmo na porta de cada família, com um número de dívidas crescendo graças a falta de condições de arcar com os seus compromissos.

E assim como isso é um assunto preocupante para um pai ou mãe de família, o mesmo pode ser dito sobre quem comanda um negócio, com um serviço de limpeza de fachadas podendo ser também a fonte de trabalho de muitos responsáveis por seu grupo familiar.

Quando olhamos para o cenário nacional o que encontramos hoje é um número de 67 milhões de pessoas inadimplentes, ou seja, sem a capacidade de pagarem as suas dívidas. Dados esses que foram informados pelo Serasa em agosto de 2022.

O valor dessa dívida chega a um número superior a R$ 289 bilhões, com a situação piorando quando olhamos para os grupos familiares, já que 79,3% delas estão endividadas, como informa a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Além de todo o destaque econômico que surge a partir disso é importante falar também sobre outros impactos que podem ser causados por causa desse tipo de dívida, com isso afetando até mesmo a sua saúde, graças a essa preocupação que cresce em sua mente.

Inclusive, quando falamos sobre as doenças e problemas que mais afetam a sociedade brasileira atualmente, muitas delas podem ter tido origem com a inquietude que ver a sua conta no vermelho pode surgir na vida de um indivíduo.

Quais são os problemas que uma dívida pode gerar?

A aflição trazida por uma dívida pode surgir de diferentes formas na vida de uma pessoa, seja durante uma reforma, onde é necessário contar com os gastos inesperados de uma limpeza pós obra, ou até com a falta de controle ao usar o seu cartão de crédito.

Seja qual for a origem de uma dívida, ela é capaz de causar grandes impactos em um indivíduo, afetando até mesmo a sua saúde. E quando falamos disso podemos chegar a consequências:

  • Físicas;
  • Mentais;
  • Sociais,
  • Financeiras.

São problemas que podem crescer exponencialmente, sendo importante então olhar para os impactos mais comuns, entre eles:

Relações familiares

Não conseguir arcar com as contas da casa é algo que pode estremecer a relação de um casal, afinal, como relaxar em um restaurante no dia dos namorados se essa dupla se encontra altamente endividado? O mesmo vale para outras relações familiares.

Misturar família e negócios é algo que pode acabar resultando em grandes dores de cabeça, com a situação piorando quando existe uma dívida, causando assim possíveis discórdias que podem levar a dores de cabeça em qualquer reunião de família.

Desempenho profissional

Estar repleto de contas a pagar, sem ter a menor ideia de como pagar elas, é algo que pode tomar conta dos pensamentos de alguém a todo momento, atrapalhando assim a sua atenção aos mais diversos tipos de cenários, com um foco no seu ambiente de trabalho.

Essa questão pode ser ainda pior quando esse indivíduo ocupa algum cargo de gerência, em uma empresa responsável por realizar exame aso, por exemplo, já que os seus débitos pessoais podem muitas vezes se juntar às finanças do negócio.

Saúde mental e física

O que começa como uma dor de cabeça ou então uma dificuldade para dormir pode acabar virando um problema muito maior, fazendo assim com que suas dívidas se tornem o início de um estado depressivo ou até mesmo de cansaço físico.

E da mesma forma em que uma despesa pode crescer por causa dos juros, um problema de saúde também pode interferir nessa dívida, já que alguém pode ficar sem condições de ir ao trabalho, ficando ainda mais longe de poder arcar com esse débito em crescimento.

Frente a tudo isso é possível dizer que quanto maior forem as dívidas de alguém, maiores podem ser os impactos a serem sentidos dentro da sua vida pessoal, com destaque para o seu estado de saúde.

Com essa realidade em mente é possível dizer que assim como uma obra pode depender de uma avaliação de ruído, o seu estado de espírito e de saúde pode depender também da sua situação financeira, sendo preciso então saber como lidar com essa questão.

As melhores maneiras de se lidar com esse problema

Diante do peso que uma instabilidade financeira pode acabar resultando à sua saúde é importante então buscar formas de lidar com esses dois temas de forma conjunta, sendo algo que pode ser conquistado a partir de ações como:

Educação financeira

Uma forma de cuidar das suas dívidas, além de evitá-las no futuro, é através da educação financeira, algo que pode ser aprendido até mesmo por meio de vídeos no Youtube, assim como em cursos voltados à área.

Se você for responsável por um empreendimento, como um serviço na área de georreferenciamento de imóveis rurais, se recomenda ainda mais a busca por esse tipo de educação especial, permitindo até mesmo iniciar melhores investimentos.

Renegociação de dívidas

Ignorar suas dívidas somente fará com que elas cresçam, assim como os seus problemas de saúde. Diante disso, é importante buscar maneiras de diminuir esses valores, recorrendo a programas de apoio, assim como negociar diretamente com os bancos.

Apoio terapêutico

Por fim, é importante estar com o psicológico preparado para lidar com qualquer tipo de dificuldade em sua vida, o que inclui suas dívidas. Com isso, contar com a ajuda de um terapeuta pode ser positivo de diversas maneiras na vida de um indivíduo.

Ao praticar essas ações indicadas é possível cuidar não apenas das suas dívidas, mas também da sua saúde, algo importante para quem busca pagar as contas do mês, assim como para quem comanda um negócio e se informa sobre pcmso preço.

No geral é possível então afirmar que cuidar da sua saúde financeira pode ser também uma forma de melhorar o seu bem-estar pessoal.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *