perdas na vida dos idosos.

“Perdas”: Saiba os riscos para a vida dos idosos

Saúde

Psicóloga explica como as perdas podem influenciar na saúde mental dos mais velhos

Janeiro de 2023 – A velhice é um período da vida em que muitas experiências já foram vividas e onde já não existe a prevalência de muitas novidades no cotidiano. Logo, com o processo natural de envelhecimento do corpo acompanhado do surgimento de certas limitações, podem trazer consequências na qualidade de vida dos idosos.

Segundo a psicóloga Ana Clara Carvalho, do Grupo Said, empresa de cuidadores de idosos, as inúmeras “perdas”, como em sua vida social vinculada a chegada da aposentadoria, perda de amigos e do convívio mais frequente com eles, perda de autonomia e capacidade cuidar de si mesmo e dos seus interesses, podem gerar sentimentos de insatisfação, incapacidade, tristeza e solidão.

“É importante que os familiares estejam atentos nesses momentos, uma vez que isso pode afetar sua qualidade de vida e até mesmo gerar quadros depressivos e de ansiedade, que inclusive, são distúrbios muito presentes na terceira idade”

– Complementa a profissional.

Para que situações relacionadas à saúde sejam evitadas, é necessário que as pessoas ao redor compreendam tal momento delicado que os idosos possam estar vivendo e ao mesmo tempo estimular novos pensamentos.

“Buscar entender os interesses, motivações e gostos do indivíduo, mostrando a ele outras motivações na vida, se apresentando de maneira participativa no dia a dia do idoso, fazendo com que sejam incluídos nas atividades rotineiras, entre outros meios de contato, irão auxiliá-los a enfrentar essa nova fase da melhor forma possível”

A profissional finaliza dizendo que esse convívio familiar faz toda diferença, visto que já ocorreram muitas perdas relacionadas a vivências no meio social de suas relações.

“Ao perceber o interesse familiar em participar da vida do idoso, são reduzidas as chances dele se sentir como indesejável ou mesmo um peso na vida dos mais queridos. Por isso, mostre a ele ou ela o quanto o amam e isso já fará toda a diferença”.

Sobre o Grupo Said

Com mais de 17 anos de trajetória no mercado, o Grupo Said é uma empresa especializada no atendimento domiciliar de idosos e também de pessoas com necessidades especiais. Além disso, os atendimentos também podem ocorrer por tempo determinado em hospitais. Assistidos por uma equipe completa, que inclui cuidadores, enfermeiros, médicos, psicólogos, nutricionistas, ambulância de remoção simples e emergencial, e muito mais, os pacientes encontram o diferencial que procuram no atendimento a suas necessidades e de seus familiares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *