Para os pacientes que estão comendo muito, a profissional indica fibras, refeições proteicas e atenção à hidratação
Dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) apontam que são realizadas mais de 70 mil cirurgias bariátricas por ano no Brasil. Para esses pacientes, o acompanhamento nutricional é muito importante, pois o profissional poderá ajustar a dieta, fazer suplementação de vitaminas, minerais e também acompanhar a composição corporal.
Uma das queixas dos pacientes que realizaram a cirurgia bariátrica é comer muito. A nutricionista Fernanda Carvalho Mangabeira dá dicas para melhorar a saciedade. “É preciso dar preferência às fibras. Elas ajudam a desacelerar a digestão e o esvaziamento gástrico. Exemplos de alimentos fibrosos são feijão, grão de bico, lentilha, frutas, vegetais variados, linhaça e semente de abóbora”, afirma.
É importante inserir proteínas em todas as refeições também. “Alimentos com alto teor de proteínas ajudam a manter a massa muscular e proporcionam maior saciedade. Por isso, é aconselhável adicionar uma fonte de proteína em cada refeição, como carnes, ovos, iogurtes e queijos com baixo teor de gordura”, explica. A suplementação com whey protein também é recomendada.
Por último, mas não menos importante, é preciso manter-se hidratado, já que a sede pode ser facilmente confundida com fome. “É importante consumir pelo menos dois litros de água diariamente, mesmo que seja um desafio. Isso não só favorece a boa saúde como também reduz a sensação de fome ao longo do dia”, finaliza a nutricionista.