Especialista em reprodução aponta as principais causas da infertilidade feminina
Para muitas mulheres, a gravidez é um processo simples, que pode acontecer apenas com a suspensão dos contraceptivos. Acontece, que existem muitos casos de mulheres que tem dificuldades para engravidar.
Se você é uma delas e não sabe por qual motivo isso está acontecendo, nesse artigo revelaremos algumas das razões que podem estar relacionadas a sua dificuldade para gerar um bebê.
Via de regra, é comum que um casal saudável demore até 1 ano para conseguir o tão sonhado positivo. E quanto a isso os dados não mentem.
Segundo dados da Sociedade Brasileira de Reprodução Humana, cerca de 15% dos casais que tem relação regular, não consegue engravidar no primeiro ano. E parte disso, se deve aos seguintes motivos, como mostra o Dr. Alfonso Massaguer da Clínica Mãe.
Endometriose
A endometriose é um problema que surge quando as células do endométrio, tecido que reveste o útero, se implantam do lado exterior deste órgão. Essa condição gera uma aderência nos ovários ou obstrução das trompas, o que faz com que a mulher possua dificuldades para engravidar. Isso porque, a aderência do endométrio aos ovários impede a mulher de ovular. Enquanto isso, as trompas obstruídas pela endometriose impedem que o espermatozoide chegue até o óvulo.
Peso é outro motivo das dificuldades para engravidar
O peso é outro fator que leva muitas mulheres a sofrerem com dificuldades para engravidar. E o motivo é simples. Uma mulher com IMC (Índice de Massa Corporal) maior que o ideal para seu corpo muitas vezes desenvolve a SOP (Síndrome do Ovário Policístico). Esta condição, por sua vez, desregula o ciclo menstrual, o que faz a mulher não ovular todo mês. Com isso, suas chances de engravidar são menores. Em contrapartida, quanto o peso é muito abaixo do normal, a mulher não consegue produzir hormônios adequadamente. E isto também influencia na concepção do bebê.
Estresse
O estresse é uma condição que prejudica a saúde em vários aspectos, inclusive na questão da fertilidade. Isso porque, em situações de estresse o corpo libera um hormônio chamado cortisol. Este hormônio, por sua vez, altera o eixo dos hormônios menstruais, fazendo com que a mulher pare de ovular. Com menos ovulação, as chances de uma gravidez diminuem.
Idade é outro fator que geram as dificuldades para engravidar
Este é um dos motivos mais comuns quando se trata de dificuldades para engravidar. Geralmente, as mulheres já nascem com todos seus folículos que vão se transformar em óvulos ao longo de suas vidas.
Acontece que a partir dos 35 anos, essa quantidade de folículos vai reduzindo gradativamente, o que diminui as chances de a mulher gerar uma criança à medida que os anos passam.
Doenças Sexualmente Transmissíveis
Quando não tratadas, as DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis) também são fatores que dificultam uma possível gravidez. Problemas como clamídia ou gonorreia, por exemplo, comprometem todo o ciclo reprodutivo da mulher. Para evitar que este, assim como todos os outros motivos listados acima lhe impeçam de engravidar, o ideal é fazer uma avaliação médica. Com o acompanhamento médico, você poderá descobrir de forma precisa o motivo da sua dificuldade para engravidar. E, com isso, definir a melhor abordagem para tornar seu sonho de ser mãe uma realidade.
Sobre Dr. Alfonso Massaguer – CRM 97.335
O doutor Alfonso Massaguer (CRM 97.335) é ginecologista e obstetra, formado pela faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) com mais de 20 anos de experiência em Reprodução Humana. Dr. Alfonso é diretor clínico da MAE (Medicina de Atendimento Especializado) que é uma clínica especializada em reprodução assistida. Foi professor responsável pelo curso de reprodução humana da FMU. Membro da Federação Brasileira da Associação de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO), das Sociedades Catalãs de Ginecologia e Obstetrícia e Americana de Reprodução Assistida (ASRM). Além de vários capítulos de ginecologia, obstetrícia e reprodução humana em livros de medicina, com passagens em centros na Espanha e no Canadá.
Facebook: Dr. Alfonso Massaguer
Facebook: Clínica Mãe
Instagram: maemedicina
Canal no YouTube: Clínica Mãe
Site da Clínica Mãe: www.clinicamae.med.br