Juliano Pereira*
O que esperar do inverno brasileiro? Segundo importantes institutos de meteorologia do País, a previsão é de frentes frias intensas. Como em anos anteriores, o clima mais ameno, que acompanha o período de férias de trabalho e estudos, contribui para ampliar a procura por cirurgias plásticas. E, mesmo diante da realidade das mudanças climáticas, 2024 não deve ser diferente.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, o aumento no número de procedimentos estéticos realizados no inverno chega a ser o dobro, em comparação com as outras estações do ano.
Com a tranquilidade propiciada pelas férias do meio do ano, muitos brasileiros consideram se submeter a procedimentos cirúrgicos com finalidades estéticas no inverno, até para melhor aproveitar os dias de sol e praia no verão.
Os pacientes que chegam à clínica neste período se sentem impelidos a realizar uma cirurgia plástica, justamente por terem tempo para cumprir um criterioso checklist de exames e providências. De fato, a disponibilidade para a preparação cirúrgica e um pós-operatório mais cuidadoso contribui para melhores resultados. A este fator, aliam-se modernos protocolos em cirurgia plástica que possibilitam intervenções mais seguras e com tempo reduzido na recuperação do paciente.
Cirurgia plástica mamária, seja para aumentar ou reduzir o volume das mamas, procedimentos de contorno corporal, como lipoaspiração, sendo a convencional ou a Lipo HD de alta definição, e abdominoplastia figuram entre os procedimentos mais procurados no inverno.
Com suas peculiaridades e finalidades, estas cirurgias, quando feitas na estação mais fria do ano, são favorecidas por um pós-operatório mais tranquilo, em que o uso de cintas elásticas, sutiãs, meias e fitas pode se tornar mais confortável do que no verão.
O que dizer dos procedimentos cirúrgicos faciais, também bastante desejados pelos pacientes? Pois estas cirurgias que exigem curativos e fitas também se beneficiam do período de férias. Além disso, os dias mais frios convidam ao repouso, e como consequência propiciam uma recuperação mais eficiente.
Embora menos intensa no inverno, a incidência solar requer extremo cuidado após uma cirurgia plástica. Ressalte-se que em qualquer procedimento a exposição ao sol é proibida por alguns meses. Esta medida proporciona a cicatrização correta da incisão e evita o aparecimento de manchas.
Quem se submete a alguma cirurgia com finalidade estética deve ter em mente que rotinas e cuidados, como repouso e drenagem linfática pós-operatória são fundamentais. E na estação mais fria do ano não é diferente.
Os resultados cirúrgicos, comparados com o verão, são melhores no inverno? Seguramente, a resposta é “não”. Em qualquer época, é importante seguir todas as prescrições de medicamentos e tratamentos feitas pelo cirurgião plástico.
Com todas as condições favoráveis do inverno, é preciso considerar que em tempos de alterações climáticas, tudo pode mudar de uma hora para outra. Portanto, a recomendação a quem pretende realizar uma cirurgia plástica é para que se prepare o quanto antes para o procedimento. As chances de usufruir os benefícios dos dias mais frios, certamente serão maiores e significativas.
Juliano Pereira – CRM 141574
Cirurgião plástico, membro especialista e titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS).