A mastigação é algo natural e comum na vida das pessoas, não se trata de uma ação que requer muito esforço, trata-se de algo que chega até mesmo a ser involuntário ou automático quando se coloca algum alimento na boca.
Quando crianças, aprendemos a mastigar aos poucos. O que parecia um grande desafio para os pais, hoje se trata de uma ação que chega a ser banal no dia a dia, mas que, na verdade, se trata de algo que deve ser feito com muita atenção.
Ao falar sobre mastigação, não falamos apenas da ação de mover a boca e fechar os dentes sobre um alimento, mas de como todo esse processo impacta diretamente na digestão e até mesmo na saúde bucal.
Hoje, qualquer pessoa que já possui uma rotina de alimentação e como diversas coisas no dia a dia, entende a importância do cuidado para com a mastigação de tudo o que come e que nem sempre é pouco, como:
- Pão;
- Arroz;
- Feijão;
- Carne;
- Frutas;
- Doces;
- Massas.
Tendo isso em vista, é normal ver diversos tipos de profissionais utilizarem instrumentos de laboratório de química voltados para o estudo da mastigação e sobre como ela pode interferir na saúde em geral de uma pessoa.
Ao falar sobre mastigação correta, muitas pessoas ficam confusas em relação a esse assunto, afinal de contas, mastigar é uma ação tão automática do ser humano que chega até a ser difícil pensar que existe uma forma ideal de mastigar.
Sendo assim, hoje iremos a fundo neste assunto, entendendo o que é uma mastigação correta e a importância dela para a saúde, assim como algumas dicas dadas por profissionais da área para te ajudar a mastigar da maneira correta.
O que é uma mastigação correta?
Para começo de conversa, precisamos entender o que é uma mastigação correta, que diferente do que muitos pensam, não diz respeito à forma como você mastiga, mas o resultado final do que come quando engole o alimento.
Pense que assim como um formol 37, cada alimento que você consome possui propriedades que precisam ser dissolvidas em contato com outras substâncias específicas, mas para isso elas precisam ser bem trituradas.
Você pode estar pensando que essa é uma função do seu estômago, que cuida da digestão de tudo o que você come, mas a verdade que poucos sabem é que o processo de digestão começa ainda na mastigação.
É no ato de mastigar e de entregar para o seu estômago alimentos que já estejam prontos para a finalização da digestão que você começa esse processo, que será extremamente importante para toda a sua saúde.
Mais à frente iremos entender um pouco mais sobre isso, mas até aqui é importante que você entenda que uma mastigação correta é aquela que respeita o seu ritmo, o seu tempo e também o alimento em questão que você está consumindo.
Não é à toa que uma empresa de medicina do trabalho tem falado muito sobre a importância de uma boa mastigação dentro de seus negócios, pois isso incentiva pessoas a cuidarem mais dessa etapa tão importante.
Em suma, a mastigação correta é aquela que é feita com calma e atenção, entendendo exatamente quando é a hora certa de engolir o alimento e se preocupando em como aquilo chegará no seu estômago e terminará de ser digerido.
Saiba como uma má mastigação pode afetar a saúde
Antes de entendermos um pouco mais sobre a importância de uma boa mastigação, é preciso também entender como uma má mastigação pode afetar a sua saúde no geral, pois ao contrário do que muitos pensam, a mastigação é mais importante do que parece.
Uma má mastigação pode ser caracterizada pela ação da mastigação rápida, onde a pessoa não dissolve direito os alimentos na boca e acabam engolindo-os ainda em grandes pedaços que demoraram bem mais para ser digeridos no estômago.
Diferente de quando se conta com uma barra de segurança para banheiro que te protege e te ajuda, o estômago é um órgão que não conta com ajuda externa para tal processo e terá que fazer tudo sozinho, gaste o tempo que for.
Por isso, quando não se mastiga os alimentos da forma adequada, você acaba atrasando o processo de digestão do seu corpo, o que pode te gerar desconfortos estomacais, gases, sensação de inchaço e até mesmo náuseas.
Sem contar que ao não mastigar os alimentos de forma correta, você acaba acumulando mais pedaços nos dentes, o que facilita o surgimento de cáries e outras doenças bucais que podem tirar a sua paz.
Também não podemos deixar de falar que, a longo prazo, tal problema também pode gerar graves consequências e desenvolver problemas estomacais que exigirão tempo, esforço e dinheiro para serem cuidados da forma correta.
Sendo assim, o ideal é cuidar da maneira como você come, assim como um filtro central de água cuida da qualidade do que é entregue, pois dessa forma você evita desenvolver problemas maiores lá na frente.
A importância de mastigar corretamente
Agora que você já entende um pouco mais sobre o assunto no geral, chegou o momento de entender a importância de uma boa mastigação, que a partir de tudo o que já comentamos aqui, não fica tão difícil entender o porquê ela é tão importante.
Como mencionamos, a mastigação é o primeiro passo do processo de digestão, por isso, se sua mastigação já é feita da forma errada, a sua digestão também não será tão boa, o que acarretará em graves problemas como também já mencionamos.
Ao realizar uma mastigação correta, você entrega ao seu estômago alimentos que já estão prontos para a digestão, que será o processo de separação dos nutrientes e das vitaminas que serão designadas para diferentes partes do seu corpo.
Isso serve para todo e qualquer tipo de pessoa e estilo de vida, seja o funcionário de uma empresa de segurança do trabalho que leva sua marmita ao trabalho todo dia ou um estudante vegetariano que almoça em um restaurante específico.
A mastigação deve sempre ser feita da mesma forma, independentemente de onde você estiver ou do que estiver comendo, pois se trata de algo que impacta diretamente a sua saúde e a maneira como os alimentos são digeridos.
Quando se mastiga da forma certa, você facilita a separação dos nutrientes que serão entregues em seu organismo, o que ajuda em toda a sua saúde e fomenta a construção de uma qualidade de vida melhor.
Pense que o seu estômago funciona como uma piscina, que conta com o suco gástrico, produzido para auxiliar no processo de digestão e na separação das enzimas que serão espalhadas pelo seu corpo.
Assim como cada área que cuida de uma rede de empresas de automação industrial, o seu estômago possui diversas fases que garantem uma digestão bem-feita, mas para isso os alimentos devem chegar lá já prontos para isso.
Entretanto, se chegar ao seu estômago, alimentos mal digeridos, esse processo será ainda mais longo e doloroso, provocando os problemas que mencionamos anteriormente e impedindo que você possa ser devidamente beneficiado com os nutrientes dos alimentos.
Sendo assim, quando se perguntar sobre a importância da mastigação correta, lembre-se da importância da digestão e entenda que esse processo é feito em conjunto, quando desde o primeiro passo você se preocupa em fazer tudo da melhor maneira possível.
Dicas para mastigar de forma certa
Para finalizar este conteúdo, nada melhor do que contar com algumas dicas que te ajudem a mastigar da forma certa para facilitar o processo de digestão do seu organismo, afinal de contas, trata-se de um hábito que precisa ser reavaliado.
Assim como um fabricante de sombrite, é possível contar com diferentes tipos de fabricantes de alimentos dos mais variados tipos para atender a todos os gostos, mas a mastigação deles deve sempre ser feita da mesma forma.
Por se tratar de um processo que afeta toda a sua saúde, é importante fazê-lo corretamente, mas para isso tenha paciência, afinal de contas, um hábito não muda do dia para a noite. Aplique algumas dicas como:
- Mastigue as poções por 15 vezes cada;
- Descanse os talheres enquanto mastiga;
- Espere para comer mais uma porção;
- Coma com calma e atenção.
Com simples dicas como essas você consegue transformar seus hábitos e começar a mastigar de maneira saudável, entendendo que se trata de um processo muito importante e que precisa ser feito com cuidado.
Considerações finais
Dessa forma, você estará trabalhando diretamente para o cuidado com a sua saúde e garantindo que tudo o que come está sendo devidamente bem digerido, afinal de contas, você começa esse processo já sabendo como fazê-lo da maneira correta.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.