Higiene bucal e visitas frequentes ao dentista são a melhor maneira de prevenir a disfunção temporomandibular
A influenciadora digital Virginia Fonseca foi recentemente diagnosticada com disfunção temporomandibular (DTM). Virginia notou que havia algo de errado quando passou a sentir muita dor de cabeça, mas sem entender o motivo. Quando procurou ajuda médica, ela descobriu que a disfunção era a causa de suas fortes dores. O problema teria sido gerado por uma resina malfeita, que alterou o padrão de fechamento da boca da influenciadora.
A DTM surge quando acontecem alterações nas articulações que ligam o maxilar à mandíbula. Isso pode causar dores de cabeça e ouvido, zumbidos, inchaço no rosto, dificuldade para mastigar alimentos. Além disso, o paciente também sentir estalos quando mexe a mandíbula. Existem diversas razões para a disfunção acontecer, como desgastes nas articulações, traumas, impactos, tensão, bruxismo e estresse.
Segundo Fernando Massi, um dos fundadores da OrthoDontic, maior rede de ortodontia do país, quando uma restauração é feita, o dente precisa estar exatamente da mesma maneira que era antes.
“Quando esse procedimento não é feito da forma correta, nosso organismo tenta desgastar a parte que não está correta, causando a DTM”
– Explica.
Para o especialista, existem várias medidas que podem ser tomadas para prevenir-se da disfunção temporomandibular.
“Manter uma higiene bucal é importante, além de visitas frequentes ao dentista, que podem auxiliar da melhor forma. E, muitas vezes, o uso de aparelho pode ajudar na correção ortodôntica”
– Finaliza Massi.