Apesar das grandes campanhas contra o fumo, o tema ainda é pauta de alerta no Brasil. Hoje, quase 13% da população adulta é dependente do cigarro. É o que mostra os últimos dados sobre o assunto, realizados pelo Progress Hub. O levantamento ainda mostra que o tabagismo é um vício que predomina no sexo masculino.
Em busca de chamar a atenção da sociedade para os malefícios do cigarro, o senado criou o Dia Nacional de Combate ao Fumo, celebrado no dia 29 de agosto.
O tabagismo é reconhecido pelos especialistas como uma doença crônica que gera a dependência da nicotina. Segundo o Ministério da Saúde, somente 3% das pessoas que prometem parar de fumar conseguem superar o vício. No mundo das celebridades, alguns famosos celebram essa conquista, como o Chico Anysio, Selton Mello, Ana Maria Braga, Juliana Paes, Belo e a Gisele Bundchen.
Especialista Alerta
A dependência do cigarro pode causar diversos danos a saúde, o principal deles é o câncer de pulmão. Hoje, a Medicina Nuclear é uma ferramenta importante quando o assunto é prevenção de câncer.
Um levantamento feito pelo INCA (Instituto Nacional do Câncer), mostra que aproximadamente 70% de todas as neoplasias são diagnosticadas em um estágio muito avançado. O mesmo Instituto confirma que as chances de cura chegam a 90% quando a doença é identificada no início, por isso a importância desta tecnologia em um diagnóstico precoce.
“Através dos exames que a Medicina Nuclear oferece, é possível mapear diversos tecidos vivos como o coração, cérebro, tireoide, rins, fígado e claro, os pulmões”, afirma o médico especialista em Medicina Nuclear da Clínica Villela Pedras, Dr Marcos Villela Pedras.
O especialista ainda orienta a busca por uma vida mais saudável através de uma alimentação balanceada, atividades físicas, sono em dia e acompanhamento médico regular.