Em meio ao setor global de estética, avaliado em US$ 87 bi, a organização aponta o surgimento de um novo perfil de consumidor que avança em direção ao bem-estar. Para o Dr. Octávio Guarçoni, referência em saúde metabólica no Brasil, o movimento wellness encontra respaldo nessa mudança de mentalidade.
Até o ano de 2033, a S&S Insider projeta uma movimentação de US$ 148 bilhões na indústria estética global, segundo dados do último relatório ‘Global Aesthetics Market Overview (2026 – 2033)’.
Prosperando em meio à popularidade de tratamentos injetáveis, o setor se manteve “otimista”, expandindo a uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 6%. Impulsionados pela internet, o estudo revela que 50% dos novos pacientes citam as mídias e celebridades como fatores-chave para aderir à procedimentos estéticos.
Esse mercado, embora sólido, acabou sofrendo as influências do comportamento dos consumidores, tema do estudo “2026 Global Predictions”, da Mintel. A pesquisa recém-publicada pela agência identificou ‘três tendências’ para o ano seguinte, entre elas: a beleza metabólica; sinergia sensorial e a importância do toque humano.
Na prática, a Mintel identificou que os consumidores estão cruzando a linha estética e avançando rumo ao “bem-estar”, com a saúde metabólica emergindo como o novo alicerce da beleza. De acordo com o Dr. Octávio Guarçoni, referência em saúde metabólica, o Brasil tem observado nos últimos anos uma crescente nas práticas wellness, que valorizam a autoestima e buscam o equilíbrio entre corpo e mente.
“A saúde metabólica não se limita ao controle de peso ou à aparência externa. Ela envolve o equilíbrio de hormônios, eficiência energética das células e a capacidade do corpo se regenerar e se proteger contra o estresse oxidativo. Ao integrar práticas que promovem a saúde metabólica, os resultados estéticos são mais duradouros e, ao mesmo tempo, melhoram a qualidade de vida de forma geral. Embora estejamos dentro de um mercado emergente, que é o caso da América do Sul, percebemos que o crescimento do setor esteta está cada vez mais ligado à saúde, superando o antigo estigma de ser apenas sobre aparência”, explica.
Avaliado em US$ 87 bi em 2025, o setor global de estética segue se destacando no número de injeções de toxina botulínica e preenchimentos dérmicos, que juntas, representaram cerca de 40% da receita total do mercado. Segundo o especialista, a medicina estética e integrativa, voltada para emagrecimento, reposição hormonal e promoção do bem-estar, norteiam as práticas que devem se popularizar em 2026, com forte apelo para tratamentos à laser e contornos corporais.
Insights para o mercado nacional de ‘procedimentos estéticos’
Enquanto as regiões da Índia, China, Brasil e Emirados Árabes Unidos representam, juntas, cerca de 25% do volume de novos procedimentos em mercados emergentes, o Dr. Octávio Guarçoni revela que os brasileiros estão cada vez mais conscientes da relação entre envelhecimento, metabolismo e estilo de vida.
Essa percepção é sentida dentro da Guarçoni Health Center, clínica com mais de 10 anos de atuação e referência em saúde ortomolecular, cardiologia, tricologia, ginecologia, angiologia, nutrição, psicologia e dermatologia estética. Para o médico, o quadro clínico dos procedimentos estéticos mudou desde que começou a sua trajetória, há aproximadamente três décadas.
Hoje tida como expressão de saúde, vitalidade, autocuidado e prevenção, o Dr. Octávio Guarçoni explica que os novos pacientes estão mais atentos à tecnologia, ética nos procedimentos, sensibilidade humana e protocolos médicos baseados em evidências científicas. “Assim, respeitamos à individualidade dos pacientes em cada etapa do cuidado”.
Como a Mintel aponta o ‘toque humano’ e as experiências imersivas como pilares do mercado de “Beleza e Cuidados Pessoais” para 2026, o médico formado pela EMESCAM – Vitória (ES) e com pós-graduação em Dermatologia, Dermatologia Estética e Ciências da Obesidade e Sarcopenia; destaca-se por alinhar suas práticas de saúde aos parâmetros internacionais.
Em um cenário onde 78% dos brasileiros concordam que as marcas de beleza deveriam fornecer mais evidências científicas para validar as afirmações, ainda segundo a Mintel, o Dr. Octávio Guarçoni tem observado uma cautela semelhante na busca por tratamentos estéticos.
Ainda segundo o relatório “2026 Global Predictions”, estima-se que até 2030 as marcas que prosperarem serão aquelas que fizerem a transição da eficácia clínica para a construção de narrativas experimentais. Colocando as tendências em prática, a Guarçoni Health Center já aderiu à serviços como concierge, menus exclusivos, estrutura premium, eventos vips e fidelização através da ‘Guarçoni Black’.
Essa oferta, segundo o Dr. Octávio Guarçoni, faz parte do posicionamento do Brasil como referência no mercado de procedimentos estéticos, que unem sensibilidade e tecnologia à experiências únicas de beleza e bem-estar. “Venho de uma família de médicos (tios e primos), por isso a paixão pela área sempre fez parte da minha trajetória. À frente da Guarçoni há mais de uma década, acrescentei essa busca por oferecer uma experiência de cuidado integral, em que cada detalhe é pensado para inspirar saúde, beleza e equilíbrio. Acreditamos que, dessa forma, nós contribuímos para que o Brasil se fortaleça como referência em experiência sensorial de mercado e atendimento ao público, ao lado de profissionais renomados do setor”, conclui.
